(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESCLARECIMENTOS

Denúncia de propina no MEC: Senado vai ouvir ministro da Educação

Milton Ribeiro vai ao Senado na próxima quinta-feira para dar explicações aos senadores sobre a suspeita de pagamento de propina


24/03/2022 10:36 - atualizado 24/03/2022 12:51

Milton Ribeiro, ministro da Educação
(foto: Flickr)

Conforme anunciado e prometido pelo ex-ministro da Saúde (2015/2016) e senador Marcelo Castro (MDB/PI) – que ocupa hoje o cargo de vice-líder do MDB e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte-, o atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, vai ao Senado na próxima quinta-feira para dar explicações  aos senadores  sobre o seu   envolvimento  no que seria o mais recente escândalo do governo do presidente  Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais: Bolsonaro não pretende demitir ministro da Educação, Milton Ribeiro



Em áudio vazado por reportagem do jornal  Folha de S. Paulo,  Ribeiro afirma que acatava susposto pedido do presidente da República para beneficiar municípios com verbas da educação onde atuam pastores de igreja evangélica comandadas por pastores aliados de Bolsonaro.

Agenda oficial de Bolsonaro


Coincidentemente, os nomes dos pastores envolvidos no escândalo são os mesmos que,  desde que assumiu o  mandato  presidencial há quase três e meio, Bolsonaro recebeu por quatro vezes no Palácio do Planalto, conforme agenda oficial da Presidência da República

Os pastores Gilmar Santos e  Arilton Moura, da  Igreja Assembleia de Deus,  são amigos da família Bolsonaro e estão  envolvidos na denúncia de tráfego de influência para liberar  dinheiro público com pagamento de suposta propina.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, se dispôs a ir à Comissão de Educação do Senado explicar áudio em que diz favorecer pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro. A audiência está marcada para a próxima quinta-feira (31/03).

O presidente da comissão, Marcelo Castro (MDB-PI), publicou em sua conta no Twitter que recebeu uma ligação de Ribeiro nesssa quarta-feira (23/03). O colegiado planejava aprovar a convocação do ministro hoje.

Áudio


Em áudio divulgado na terça-feira (22/03) pelo jornal Folha de S.Paulo, Ribeiro afirma que sua prioridade “é atender 1º os municípios que mais precisam e, em 2º, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar [dos Santos]”. Na gravação, o ministro da Educação afirmou que a prioridade ao pastor “foi um pedido especial que o presidente da República [Jair Bolsonaro (PL)]” fez a ele.

Gilmar Santos é líder do Ministério Cristo para Todos, uma das igrejas evangélicas da Assembleia de Deus em Goiânia (GO).

Gilmar também  preside a Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus — Cristo Para Todos (Conimadb). Arilton, braço-direito de Gilmar e assessor de assuntos políticos da entidade, participou de viagens oficiais  com o ministro da Educação, em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)