
“Reafirmamos a importância da parceria que nossos partidos construíram na luta contra os retrocessos dos últimos anos. Esse é o alicerce da nossa unidade”, afirmou Juliano Medeiros em seu perfil no Twitter.
Em dezembro, o Psol foi um dos primeiros partidos a aprovar resolução para a criação da federação partidária com o PCdoB e com a Rede. O partido não descartou a possibilidade de que a junção se estenda a legendas como o PSB ou mesmo o PT.
O Psol não definiu se lançará candidato próprio à eleição presidencial. As primeiras informações de bastidores indicam que o partido pretende apoiar Lula na disputa pelo Palácio do Planalto e lançar Guilherme Boulos - que se candidatou na última disputa, em 2018 - como governador de São Paulo.
Os partidos também firmaram o compromisso de formarem chapas conjuntas em todos os Estados além de atuarem juntos no Congresso durante quatro anos.
Regras
A federação partidária consiste na união de dois ou mais partidos com estatuto e programa comuns registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa união atuará como se fosse um só partido antes e depois das eleições.
As federações de partidos políticos continuarão existindo após o resultado da eleição. Os eleitos pela federação atuarão representando esse “bloco político”, pois a Lei 14.208/21 prevê uma duração mínima de quatro anos para a federação partidária.
