(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

CPI da COVID: acompanhe, ao vivo, a leitura do relatório final

Depoimentos foram concluídos nessa terça-feira (19/10), após seis meses de reuniões


20/10/2021 09:28 - atualizado 20/10/2021 12:00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, instalada pelo Senado, caminha para o fim. Nesta quarta-feira (20/10), o relatório final será apresentado aos senadores. A expectativa é de que o texto seja votado na próxima terça-feira (26).

O relatório da CPI, elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), levantou dúvidas ao longo das últimas semanas. Os parlamentares buscavam se entender para evitar uma dissonância durante a apreciação do texto, e o entendimento parece ter sido alcançado nessa terça-feira (19) - último dia de depoimentos.

O texto deve pedir o indiciamento de mais de 70 pessoas, dentre políticos, empresários, médicos e influenciadores digitais. Até a votação, o relatório será discutido entre os senadores.

Omar Aziz, presidente da CPI da COVID, e Renan Calheiros, relator
Omar Aziz, presidente da CPI da COVID, e Renan Calheiros, relator (foto: Edilson Rodrigues/Senado)
Ao todo, foram seis meses de reuniões da CPI da COVID. O colegiado apura omissões do governo federal durante a pandemia de COVID-19 e repasses federais a estados.
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)