(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Na CPI, Marcos Do Val questiona veracidade do escândalo da Prevent Senior

Operadora de planos de saúde é acusada de ocultar mortes em um estudo com medicamentos sem eficácia contra o coronavírus, como a hidroxicloroquina


28/09/2021 14:46 - atualizado 28/09/2021 15:17

Senador Marcos do Val (Podemos-ES)
Senador Marcos do Val (Podemos-ES) (foto: Pedro França/Agência Senado)
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) tentou justificar a invalidade da denúncia da Prevent Senior, apontando que a advogada Bruna Morato, que depõe na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID desta terça-feira (28/9), representa apenas 12 médios em um universo de 5 mil.

 
“Ainda estão trabalhando na Prevent Senior 99,75% dos médicos, sem questionarem ou denunciarem nada,  e somente 0,25% estão reclamando perseguições e ações criminosas…”, disse do Val.
 
O senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) também disse que as declarações da advogada se tratam de “uma disputa trabalhista”.

"Quem deveria estar aqui dando o depoimento são esses médicos, e não a advogada. Me parece que está sendo arrastada para essa CPI uma disputa trabalhista. E não é o caso", disse o parlamentar governista.
 

O dia da CPI  

A advogada Bruna Morato, representante dos médicos  que elaboraram um dossiê de denúncias contra a Prevent Senior,  depõe nesta terça-feira (28/9) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, instalada pelo Senado.

O documento aponta que a operadora de planos de saúde ocultava mortes em um estudo com medicamentos sem eficácia contra o coronavírus, como a hidroxicloroquina.
 
Os 15 médicos que fizeram a acusação trabalharam na Prevent Senior. Segundo eles, nove pacientes morreram, mas a pesquisa relata que foram apenas dois casos. Além disso, dizem que foram coagidos a receitar remédios do chamado “Kit-COVID, sem consentimento de pacientes e familiares.

Senadores ainda buscam investigar se esses estudos teriam sido usados pelo Ministério da Saúde por meio do "gabinete paralelo” do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O requerimento de convocação de Bruna Morato foi apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Ela deve esclarecer hoje os detalhes do material aos parlamentares.
 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)