UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI DA COVID

Marcos Rogério para Renan Calheiros: 'Não estamos num tribunal de exceção'

Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário é o depoente desta terça-feira (21/9) na CPI da Covid, no Senado


21/09/2021 16:07 - atualizado 21/09/2021 16:52

O senador Marcos Rogério (DEM-RO)
O senador Marcos Rogério (DEM-RO) (foto: Pedro França/Agência Senado )
O senador Marcos Rogério (DEM-RO) atacou o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, Renan Calheiros (MDB-AL), por acusar e fazer ilações sobre o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.
 
 
“Estamos desde as 11h ouvindo o relator acusar e fazer ilações ao invés de fazer perguntas ao depoente. Enquanto isso, parlamentares da oposição podem fazer intervenções, mas à base é reservado o silêncio”, escreveu Rogério.
 
 

De acordo com Marcos Rogério, a CPI não é um “ tribunal de exceção!”.

A CPI da COVID recebe, nesta terça-feira (21/9), o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, para falar sobre evidências de corrupção no Ministério da Saúde e o que a CGU sabia na época em que os fatos ocorreram.
 
 
O requerimento é do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). De acordo com o documento, Rosário deve falar das investigações sobre desvio de recursos liberados pela União para estados e municípios.


O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também:  Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade