(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JUSTIÇA

Rachadinha: TSE condena vereadora do PSL-SP, que fica inelegível

Por unanimidade, ministros da corte eleitoral indeferiram cargo de Maria Helena Pereira; Alexandre de Moraes foi o relator do processo


14/09/2021 08:43 - atualizado 14/09/2021 08:51

None
(foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou, nesta segunda-feira (13/9), a vereadora Maria Helena Pereira Fontes (PSL-SP) - acusada de participar de um esquema de rachadinha. Os sete ministros da corte eleitoral decidiram que a investigada se tornará inelegível e terá o mandato indeferido. O primeiro voto foi o do relator, o ministro Alexandre de Moraes.

Moraes sustentou que "não é um problema de gestão financeira de gabinete, mas de prejuízo ao erário público". O magistrado também ressaltou que o esquema de "rachadinha" é uma "clara e ostensiva modalidade de corrupção".

Popularmente conhecido pelo termo "rachadinha", o desvio de salário de assessor é uma prática caracterizada pela transferência da remuneração dos funcionários do gabinete para o parlamentar ou secretário a partir de um acordo pré-estabelecido ou como exigência para a função.

Flávio Bolsonaro 


O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido),  também é acusado de ter contratado funcionários fantasmas  que lhe devolviam a maior parte dos salários pagos pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ele nega ter cometido qualquer irregularidade.

O processo voltou a andar em agosto. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) atendeu a um pedido do Ministério Público do estado (MPRJ). O  caso estava parado há seis meses, desde que o Superior Tribunal de Justiça  (STJ) negou as quebras de sigilo bancário e fiscal. Posteriormente, a defesa do filho mais velho do presidente da República apresentou um pedido para que o processo voltasse à estaca zero - que foi negado pelo STJ.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)