(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Movimentos e partidos organizam ato em BH pelo impeachment de Bolsonaro

Apesar disso, internautas criticam a união de grupos com ideologias tão distintas


09/09/2021 23:30

Movimentos contra Bolsonaro devem sair no domingo
Movimentos contra Bolsonaro devem sair no domingo (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Belo Horizonte poderá registrar novos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no próximo domingo (12/9). Integrantes de partidos como Rede Sustentabilidade, PDT, Cidadania, PSB e PC do B devem se unir a representantes dos movimentos Acredito, Livres e MBL para pedir o impeachment do chefe do Executivo. Pelas redes sociais, páginas divulgam que o encontro está marcado para a Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital, às 10h. As manifestações também podem ocorrer em outras cidades do país. 
 
O objetivo da “Frente Ampla” é atrair pessoas, da esquerda e da direita, que querem que o presidente da República deixe o cargo. Apesar disso, internautas criticam a união de grupos com ideologias tão distintas. 
 

Manifestantes de branco  

Erick Santos, diretor do Movimento Acredito — um dos movimentos que compõem a ofensiva "Fora, Bolsonaro" —, diz que a preocupação inicial do grupo era a proibição imposta por organizadores dos atos do dia 12 a bandeiras e camisas ligadas à esquerda. O MBL e o Vem pra Rua já avisaram que os manifestantes deverão estar de branco.
 
“Inicialmente, o caráter apartidário e anti-esquerda nos preocupava muito. Ainda estamos atuando para amenizar isso, mas entendemos que era necessário aderir ante a ameaça crescente do golpismo, para dar uma resposta”, disse Santos.
 
Ele disse que as conversas, neste momento, são para tentar derrubar a proibição a símbolos e roupas que remetam a partidos e movimentos de esquerda. As conversas para a participação nos protestos, no entanto, já estão avançadas e ele afirmou que alguns grupos, como é o caso do Acredito, deverão ir independentemente dessa decisão.
 
Os atos estão sendo organizados pelo menos desde julho. A reportagem também falou com um dos fundadores do MBL, que confirmou que o diálogo está ocorrendo e disse que a pauta é uma só: o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)