(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRISE ENTRE PODERES

Saiba o que é e como funciona o Conselho da República citado por Bolsonaro

O presidente disse, durante discurso nesta terça-feira, que convocará uma reunião do conselho; já os membros dizem que não foram avisados


07/09/2021 14:17 - atualizado 07/09/2021 15:52

Jair Bolsonaro, em discurso para apoiadores, quando disse que vai convocar uma reunião do Conselho da República
Jair Bolsonaro, em discurso para apoiadores, quando disse que vai convocar uma reunião do Conselho da República (foto: Sergio Lima / AFP)
Em seu discurso a apoiadores em Brasília neste 7 de Setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que convocará uma reunião do Conselho da República para levar aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, a "foto" do povo nos atos de hoje.

 

 


O Conselho da República é um órgão de consulta do presidente da República que se pronuncia sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. Ele foi criado pela Lei 8.041 de 1990, sancionada pelo então presidente Fernando Collor. 

Ela autoriza o Conselho a "requisitar de órgãos e entidades públicas informações e estudos" que se fizerem "necessários" ao seu funcionamento. O presidente, no entanto, não tem a obrigação de colocar em prática medidas oriundas da consulta feita com o conselho.

Composição do conselho


O órgão é dirigido pelo presidente da República e composto também pelo vice-presidente, os presidentes da Câmara e do Senado, os líderes da maioria e da minoria nas duas Casas, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros com idade superior a 35 anos.

Entre os membros titulares do Conselho, além de Bolsonaro, Lira, Pacheco e Hamilton Mourão (vice-presidente), Anderson Torres (ministro da Justiça) e os líderes na Câmara da maioria, Diego Andrade (PSD-MG), e minoria, Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), da maioria, e Jean Paul Prates (PT-RN), da minoria, estão o empresário Paulo Skaf (MDB), presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, nomeados pelo presidente em fevereiro deste ano.

'Ninguém está sabendo'


Procurados pela reportagem, Lira e Pacheco informaram não ter recebido qualquer convite formal da Presidência. O presidente do Supremo, Luiz Fux, afirmou que não comparecerá à reunião , já que não é integrante do Conselho.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou à revista Veja que o presidente tem agenda na Amazônia na quarta-feira.

"Julgo que o presidente se equivocou, pois ninguém sabe disso", afirmou o vice, cuja presença é necessária no conselho.

O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) afirma que a reunião não foi marcada e que a fala do presidente foi uma "bravata".

"Não será sob chantagem de um presidente que participa de uma ato que ameaça ministros, que ameaça intervenção militar e que ameaça o fechamento do Congresso, que o Conselho da República vai se reunir", disse.

Estado de Sítio e Estado de Defesa


Para decretar Estado de Sítio e Estado de Defesa, somente uma manifestação na reunião do conselho não é suficiente. Há uma série de outras exigências legais.

Para declarar o Estado de Defesa, Bolsonaro precisaria ouvir também o Conselho de Defesa Nacional e submeter a medida para o Congresso em 24 horas. Este, por sua vez, teria 10 dias para rejeitar ou aceitar. 

O Estado de Defesa é um instrumento que está previsto no artigo 136 da Constituição de 1988. Ele é usado para "preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza", segundo o texto constitucional.

Além disso, ele não poderia ser aplicado no país inteiro, apenas em locais "restritos e determinados" e pelo prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais trinta.

Para que o Estado de Defesa possa ser decretado, também é necessário que haja ameaça à ordem pública ou de instabilidade institucional, o que não ocorre no momento. 

Nem a pandemia poderia ser usada como justificativa, já medidas de restrição previstas pelo Estado de Defesa não têm nenhuma relação com as medidas necessárias para combatê-la.

Já o Estado de Sítio estabelece ainda mais restrições a direitos fundamentais. O instrumento só poderia ser declarado se antes tivesse sido aprovado o Estado de Defesa e este não conseguisse resolver os problemas apontados.

Última reunião do conselho


A última vez que o Conselho se reuniu foi em 2018, quando o ex-presidente Michel Temer decretou a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro e em Roraima.

No discurso que fez a seus apoiadores nesta terça, Bolsonaro disse que  não poderia mais "aceitar que uma pessoa" continuasse "barbarizando nossa população" , mas não citou nominalmente a quem se referia.

"Este retrato que estamos tendo neste dia não é de mim nem de ninguém em cima deste carro de som. Este retrato é de vocês. É um comunicado, é um 'ultimato', para todos os que estão na Praça dos Três Poderes, inclusive eu, presidente da República, de para onde devemos ir. Cada um de nós deve se curvar à nossa Constituição Federal. Nós temos essa obrigação: se queremos a paz e a harmonia, devemos nos curvar à nossa Constituição", disse o presidente.
 
(com informações da BBC Brasil) 
 
*Estagiária sob supervisão  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)