Jornal Estado de Minas

7 DE SETEMBRO

COVID-19: Atos do 7 setembro vão atrasar entrega de 2,6 milhões de vacinas

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 (Secovid), do Ministério da Saúde, suspendeu a entrega de vacinas nesta terça (7/9) e quarta-feira (8/9) devido aos atos do Dia da Independência do Brasil, inflados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As informações são da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.





Segundo a reportagem, devido aos "riscos de manifestações", a pasta federal comunicou gestores e secretários estaduais de todo o país sobre o atraso no envio de 2,6 milhões de doses da Pfizer, únicas usadas na vacinação dos adolescentes.

Esse quantitativo agora se junta às 9,9 milhões de imunizantes que já estavam pendentes de distribuição, segundo o site de monitoramento 'Quantas doses'.

A coluna cita ainda que no Rio de Janeiro, por exemplo, a campanha para os adolescentes já foi atrasada em seis dias por falta de doses.

Ocorreram problemas também na liberação de vacinas da CoronaVac junto à Anvisa pelo Instituto Butantan, que continuam retidas.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.



 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 

audima