(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PELO TWITTER

Eduardo Bolsonaro culpa esquerda pelo alto preço da gasolina no Brasil

Deputado federal escreveu no Twitter que ''a esquerda, ou seus idiotas úteis, não querem (sic) diminuir'' o valor do combustível na bomba


23/08/2021 09:33 - atualizado 23/08/2021 12:01

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) culpou oposição pela alta do preço da gasolina(foto: Lula Marques/Divulgação - 31/10/2019)
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) culpou oposição pela alta do preço da gasolina (foto: Lula Marques/Divulgação - 31/10/2019)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) culpou a esquerda pelo alto preço da gasolina na bomba nesta segunda (23/8). O filho do presidente afirmou que a oposição, “ou seus idiotas úteis, não querem (sic) diminuir” o valor de venda do combustível.

 



Ele usou o print do comentário de um usuário no Facebook, que questiona o presidente sobre o preço da gasolina. Jair responde: “Tá, mas quanto é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do seu governador? O litro da gasolina custa R$ 1,95 na refinaria".

Eduardo Bolsonaro ainda cita o mentor da New Left, Saul Alinsky: “O motivo nunca é o motivo. O motivo é sempre a revolução", escreveu o deputado.

Conforme o Estado de Minas mostrou nesta segunda, em 17 dias, o preço médio do litro da gasolina aumentou 3% na Grande BH. Do etanol subiu ainda mais: 6%.


É verdade que o ICMS tem influência no preço de venda da gasolina, mas ele não é o único imposto. Em Minas, o governo Romeu Zema (Novo) cobra uma taxa de 31% de ICMS sobre a gasolina.



Porém, além do ICMS e do valor da refinaria, entram na conta o custo do etanol anidro, a distribuição e revenda e três contribuições federais as quais Bolsonaro tem poder de decisão: a Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide); o Programa de Integração Social (PIS); e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)