
A vereadora descobriu o câncer ao fazer mamografia de rotina. No sábado, Nely vai retirar parte das mamas e parte das axilas. Sessões de quimioterapias podem não ser necessárias.
“Mais de 1 milhão de mulheres deixaram de fazer o exame de mamografia no Brasil em 2020. Eu fui uma delas”, disse, ao anunciar a doença aos colegas de Câmara.
Nely pensava em guardar o diagnóstico ao seu círculo íntimo, mas afirmou que optou por tornar público o resultado para conscientizar outras mulheres. A pandemia de COVID-19 tem diminuído o número de pacientes que procuram médicos para exames periódicos, como a mamografia.
Apesar do câncer, Nely comemorou o fato de não ter sido acometida pelo tipo mais grave da doença. Ela relatou o alívio sentido ao saber que não há metástase.
“Os outros órgãos não estão comprometidos. Isso me dá segurança para fazer o tratamento com a melhor expectativa possível. Comemorei com minha família (os resultados dos exames) como se tivesse ganho um prêmio”, esperançou.
Emocionada, a vereadora recebeu o carinho de outros parlamentares belo-horizontinos. Para detectar um dos nódulos, foi preciso uma mamografia avançada, com contraste.
Vereadora desde 2017, Nely Aquino foi reeleita para a presidência da Câmara em janeiro deste ano.
