(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Luis Ricardo exibe mensagens que recebeu de superiores sobre Covaxin

Ao ser questionado pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre as pressões, o servidor apresentou mensagens recebidas em março pelo coronel Marcelo Bento Pires


25/06/2021 16:53 - atualizado 25/06/2021 17:22

À mesa, chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda(foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
À mesa, chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
O chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, relatou ter sofrido pressão para acelerar a importação de doses da vacina Covaxin, alvo de investigação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID e no Ministério Público Federal.

Ao ser questionado pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre as pressões, o servidor apresentou mensagens recebidas em março pelo coronel Marcelo Bento Pires, então coordenador de Logística do Ministério, cargo subordinado à Secretaria Executiva, na época chefiada por Elcio Franco. O coronel cobrava o andamento da negociação. O servidor lembrou que, no final de março, a Anvisa negou certificado de boas práticas para Bharat Biotech, empresa indiana que produz a Covaxin.

Luis Ricardo Miranda afirmou que a licença de importação foi aberta no dia 24 de março, após correções no documento chamado "invoice", que é a nota fiscal da compra. Ele, porém, não assinou a licença. De acordo com Miranda, quem assinou foi a fiscal do contrato, chamada de Ana Regina, apesar de o servidor ser o responsável por autorizar esse tipo de procedimento. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que a comissão precisa convocar a servidora para depor.

Na CPI, o servidor também relatou que recebia ligações do empresário Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, que intermediou a compra pelo Ministério da Saúde. Maximiano é alvo da CPI e foi convocado para depor na comissão e explicar a negociação com o governo Bolsonaro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)