Publicidade

Estado de Minas PROTESTO

Manifestantes pedem saída de Bolsonaro e mais vacinas em todo o país

Com muitas faixas pedindo a saída do presidente, manifestação teve forte presença de militantes de partidos de oposição


19/06/2021 11:45 - atualizado 19/06/2021 18:09

Bordão de Gil do Vigor, ex-BBB, é usado no protesto (foto: Sergio Lima / AFP)
Bordão de Gil do Vigor, ex-BBB, é usado no protesto (foto: Sergio Lima / AFP)
Com fortes críticas à condução do combate à pandemia e cobrança por mais vacinas, manifestantes ocuparam as ruas de várias cidades brasileiras neste sábado (19/6), tanto pela manhã quanto na parte da tarde.

Desde cedo, muitos se reuniram em São Paulo, no Rio de Janeiro, Brasília e Recife, entre outras 15 capitais, defendendo slogans como "Fora Bolsonaro", "Fora genocida", "Governo da fome e do desemprego", "Vacina já" e "Vacina no braço e comida no prato".

Em Brasilia, o gramado central da Esplanada dos Ministérios foi o palco do protesto contra o governo de Jair Bolsonaro. Com o Congresso isolado pelo policiamento, os manifestantes organizaram uma caminhada pela Esplanada até se posicionarem diante de um carro de som, estacionado no local mais próximo possível do Parlamento, que funciona como uma espécie de palanque improvisado para os discursos.

Membros de partidos de oposição e movimentos sociais participam do protesto (foto: Sergio Lima / AFP)
Membros de partidos de oposição e movimentos sociais participam do protesto (foto: Sergio Lima / AFP)

Com muitas faixas pedindo a saída do presidente e cobrando reforço nos auxílios sociais, a manifestação tem forte presença de militantes de partidos de oposição, especialmente PT e Psol. "Derrotar Bolsonaro não é uma tarefa para amanhã, derrotar Bolsonaro é uma tarefa para hoje", disse o deputado distrital Fábio Félix, do PSol.


A organização do protesto distribuiu máscaras e álcool gel para os participantes da manifestação. Embora tenha havido uma tentativa de reduzir a aglomeração com uma espécie de distribuição de setores separados por faixas de protestos, boa parte dos presentes acaba se reunindo em frente ao carro de som do evento.

RIO DE JANEIRO


No Rio, manifestantes se reuniram pela manhã no Centro. A concentração começou por volta das 10h no Monumento Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, principal via da região central do Rio.

A pista central da Avenida Presidente Vargas foi parcialmente interditada para a caminhada dos manifestantes em direção à igreja da Candelária. Os manifestantes carregavam bandeiras e cartazes pedindo o impeachment de Bolsonaro. Uma faixa culpava o presidente pelas 500 mil mortes da pandemia no Brasil, triste marca que pode ser atingida ainda hoje. Outros manifestantes exibem cartazes demandando a vacinação em massa da população, além de reivindicarem mais educação e saúde.

(foto: AFP / Andre Borges)
(foto: AFP / Andre Borges)


SÃO PAULO


Uma das principais avenidas de São Paulo e uma boa parte do centro de Salvador estavam tomadas de manifestantes na tarde deste sábado, pelos protestos. Em São Paulo, por volta das 15h, manifestantes fechavam a Avenida Paulista, no sentido Consolação. O vão livre do Museu de Artes de São Paulo (MASP) foi protegido por grades, o que provocava pequenas aglomerações ao redor do carro de som estacionado em frente ao MASP.

A maior parte dos manifestantes usava máscara e tentava atender às recomendações para manter o distanciamento. Uma barraca foi montada na Avenida Paulista para doação de máscaras e distribuição de cartilhas informativas com recomendações para mitigar o risco de transmissão do coronavírus.

O protesto ganhou adesão de novos grupos em relação ao último ato, como o PT e a Central Única de Trabalhadores (CUT), que passaram a atuar de maneira explícita na mobilização. Embora tenha apoio de diversos movimentos, de frentes suprapartidárias a grupos de defesa de direitos LGBTQI+, um grupo exibia mensagens em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "volta Lula".

Líder em pesquisas de intenção de voto para a corrida presidencial em 2022, o petista cogitou participar pessoalmente do protesto em São Paulo, mas foi desaconselhado por aliados com receio de provocar mais aglomerações e dar caráter eleitoral às manifestações.

Um grupo de ciclistas se juntou ao movimento e foi aplaudido ao chegar ao lado do carro de som. "Muito melhor do que a motociata do Bolsonaro é a nossa bicicleciata", dizia um dos organizadores do protesto, do alto do carro de som. "Não vamos sair da rua enquanto Bolsonaro não sair do poder", afirmou uma militante, ao microfone, antes de o protesto entoar o grito "Fora Bolsonaro".

SALVADOR


Em Salvador, a militância tomou o centro da cidade. Os manifestantes voltaram a chamar o presidente de genocida e cobraram "vacina, comida e emprego". Centrais sindicais e movimentos estudantis formaram a linha de frente do grupo, que deu a volta nas imediações do Largo do Campo Grande, passou pelo Forte de São Pedro - depósito de suprimentos do Exército - e retornou ao largo. A manifestação na capital baiana foi acompanhada pela PM e ocorreu de forma pacífica.

No último dia 29 de maio, dezenas de milhares de pessoas protestaram contra o presidente em mais de 200 cidades. Apesar de maior atenção às recomendações de segurança, como o uso de máscaras durante todo o percurso, foram registradas aglomerações. Os protestos ocorreram de maneira pacífica, exceto no Recife, onde a repressão policial resultou em duas pessoas cegas parcialmente e outros feridos. O presidente Bolsonaro, na ocasião, minimizou tais atos, chegando a afirmar que faltou "erva e dinheiro" para os presentes. No sábado passado, Bolsonaro participou em São Paulo de uma motociata em defesa de seu governo.

RECIFE


Palco de tumultos em que dois homens foram atingidos por disparos de balas de borracha da Polícia Militar no ato do último dia 29, Recife teve protestos mais tranquilos neste sábado. Não há estimativas oficiais, mas o ato reuniu número menor de participantes, embora com a participação de diversos movimentos sociais e estudantis. A chuva na capital pernambucana atrapalhou o ato, e policiais, também em menor número, se mantiveram à distância, ao contrário do que ocorreu em maio.

Políticos como a deputada federal Marília Arraes (PT), que concorreu à prefeitura do Recife nas eleições de 2020, também participaram do protesto. Sem o decreto estadual que determinava o funcionamento exclusivo de serviços essenciais no fim do mês passado, o ato contou com carros de som e seguiu o mesmo trajeto, da Praça do Derby, no bairro Derby, em direção à Ponte Duarte Coelho, no centro do Recife.

Carros de polícia e de controle do trânsito foram posicionados em diversos pontos do trajeto, caminho histórico dos atos de esquerda na cidade. Ecoando o grito de "Fora Bolsonaro", ao chegar à Ponte Duarte os manifestantes se dividiram em uma bifurcação para "abraçar" todo o espaço, onde foram registrados os casos de violência policial do dia 29. Rosas foram distribuídas no final da manifestação sob o recado, em um dos carros de som: "enquanto eles nos dão bala, nós damos flores, porque o nosso ato é pela vida".

São Luís


Em maior número que no protesto de 29 de maio, manifestantes se reuniram na região central de São Luís, no Maranhão, na manhã deste sábado, em protesto contra o presidente da República. Com faixas e cartazes com frase "Fora Bolsonaro, presidente genocida", manifestantes pediram a renúncia de Bolsonaro e teceram críticas ao seu governo, pedindo celeridade nas medidas de prevenção contra a COVID-19.

"O País está passando por um momento difícil e o desemprego aumentando. Somos contra as reformas que esse governo está implantando no Brasil e a favor de uma política mais séria em relação à vacinação contra a COVID-19. E, hoje, estamos nas ruas também para reivindicar ao presidente que retorne com o auxílio emergencial de R$ 600", afirmou o servidor federal Raimundo Pereira.

Entidades e partidos políticos como UNE, UBES, CUT, UJS, CTB, PSTU, PCO, PSOL, PT e Sinproesemma também participaram do ato, que teve fim na praça Maria Aragão.

Goiânia


Milhares de pessoas participaram do protesto contra o presidente Bolsonaro no Setor Central de Goiânia neste sábado. A concentração para o ato começou às 9h na Praça Cívica, onde fica o centro administrativo do governo estadual. Os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Araguaia, Rua 4 e Avenida Goiás. O protesto foi encerrado por volta das 12h na Praça do Trabalhador, em frente à antiga Estação Ferroviária. O trajeto percorrido foi de cerca de 2 km. Os manifestantes usavam máscaras, mas não havia distanciamento.

A manifestação foi organizada por mais de 100 entidades e contou com o apoio de três carros de som. Durante o percurso, foram exibidos cartazes e palavras de ordem contra a condução da pandemia por Bolsonaro. Em menor quantidade, também houve repúdio à alta de preços de alimentos e combustível.

Entre as palavras de ordem, os manifestantes entoaram "Fora Bolsonaro Genocida" e "Vacina no braço e comida no prato". Dois manifestantes vestiam fantasias da morte com faixa presidencial. Outro grupo levou um boneco de terno e faixa presidencial, pendurado pelas pernas. A organização da manifestação estima a presença de 10 mil pessoas no ato. A Polícia Militar de Goiás não fez a contagem e acompanhou o ato com viaturas e cavalaria. O protesto foi pacífico, de acordo com a PM.

Confira os locais das mobilizações em todo o Brasil:
• MG – Alfenas – Praça da Rodoviária Antiga | 15h30
• MG – Araguari – em frente ao Bosque John Kennedy |10h
• MG – Barbacena – em frente à Policlínica | 10h
• MG – Belo Horizonte – Praça da Liberdade até Praça da Estação | 13h30
• MG – Betim – Viaduto do Jacintão | 9h
• MG – Brumadinho- Concentração no Letreiro e caminhada até a Praça da Rodoviária | 10h
• MG – Campo Belo – Praça dos Expedicionários | 9h30
• MG – Caratinga – Praça da Estação | 15h
• MG – Conselheiro Lafaiete – Praça Barão de Queluz | 13h
• MG – Divinópolis – Rua São Paulo | 9h
• MG – Divinópolis – Praça Santuário | 10h
• MG – Governador Valadares – Praça da Estação | 10h
• MG – Ipatinga Praça Primeiro de Maio | 9h
• MG – Itabira – Rodoviária | 9h
• MG – Itaúna – Praça da Matriz | 9h
• MG – Juiz de Fora – Parque Halfeld | 10h
• MG – Lafaiete – Praça Barão de Queluz | 13h
• MG – Lavras – Praça Dr. Augusto Silva | 10h
• MG – Montes Claros – Praça do automóvel clube | 9h
• MG – Muriaé – Parque de Exposições | 9h
• MG – Ouro Preto – Praça Tiradentes | 10h
• MG – Passos – Estação Cultura | 10h
• MG – Ribeirão das Neves – Praça de Justinópolis | 9h
• MG – São Sebastião do Paraíso – Carreata – Rua José Braz Neves n° 100 | 15h
• MG – São João Del Rei – Em frente ao Dom Bosco | 10h
• MG – São Lourenço – Calçadão II | 14h30
• MG – Sete Lagoas – Praça Tiradentes | 9h
• MG – Ubá – Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima | 15h30
• MG – Uberaba – Praça Rui Barbosa | 9h
• MG – Uberlândia – Praça Ismene Mendes | 9h30
• MG – Varginha – Praça do ET | 10h
• MG – Viçosa – 4 Pilastras | 9h30

Confira os locais das mobilizações por região
 Norte
• AC – Rio Branco – Passeata Gameleira até o Palácio Rio Branco | 15h
• AM – Manaus – Passeata Praça da Saudade | 15h
• AP – Macapá – Praça da Bandeira | 16h
• PA – Belém – Caminhada Mercado de São Brás até Praça da República | 8h
• PA – Santarém – Praça São Sebastião | 16h
• RO – Guajará-Mirim – Parque Circuito | 9h
• RO – Ji-Paraná – Casa do Papai Noel | 9h
• RO – Porto Velho – Passeata Praça das 3 caixas d’água | 8h
• RO – Porto Velho – Carreata 7 de setembro com a Farquar | 8h
• RR – Boa Vista – Carreata e ato Centro Cívico até Jaime Brasil | 9h
• TO – Palmas – JK Entrada Leste do Palácio Araguaia (Lado da Serra) | 8h30
Nordeste
• AL – Maceió – Carro, moto ou a pé Praça Centenário | 9h
• AL- Palmeira dos índios – Praça São Cristovão | 9h
• BA – Jacobina – Praça do Garimpeiro | 8h30
• BA – Jequié – Praça Ruy Barbosa | 9h
• BA – Feira de Santana – (*Aguardando Infos)
• BA – Paulo Afonso – Carreata | 9h (*Aguardando Infos)
• BA – São Luís do Curu – Saída de ônibus rumo à Fortaleza (*Aguardando Infos)
• BA – Salvador – Largo do Campo Grande até Farol da Barra | 14h
• BA – Serrinha – Carreata | 14h (*Aguardando Infos)
• BA – Vitória da Conquista – Praça 09 de Novembro | 8h30
• CE – Fortaleza – Av. Leste Oeste Santa Edwiges | 15h
• CE – Fortaleza – Praça da Gentilândia | 15h30
• CE – Tianguá (Região da Ibiapaba) – Em frente ao Mix Atacarejo | 7h
• PE – Recife – Praça do Derby indo pela Conde da Boa Vista até Guararapes | 9h
• PB – Campina Grande – Praça da Bandeira | 9h
• PB – Cajazeiras – Praça das Oiticicas | 9h
• PB – João Pessoa – Caminhada e carreata Lyceu Paraibano, rumo ao ponto de Cem Réis | 9h
• PI – Piripiri – Praça da Bandeira | 10h
• PI – Teresina – Praça Rio Branco | 8h
• RN – Mossoró | praça Cícero Dias em frente ao Teatro Municipal | 16h
• RN – Natal – Midway Mall até Natal Shopping Center | 15h
• SE – Aracaju – Praça da Bandeira | 9h
• SE – Itabaiana – Carreata, Calçadão Airton Teles (Anfiteatro) | 16h
• Centro-Oeste
• DF – Brasília – Carreata Praça do Buriti (até a Esplanada) | 8h
• DF – Brasília – Caminhada Biblioteca Nacional | 9h
• GO – Cidade de Goiás – Praça do Chafariz | 9h30
• GO – Goiânia – Caminhada e Carreata Praça Cívica | 9h
• MT – Cuiabá – Prainha – Ato Simbólico | 6h
• MT – Cuiabá – Carreata SESC Arsenal – Sentido Santa Isabel | 8h
• MT – Cuiabá – Praça Alencastro | 11h
• MS – Bonito – Praça da Liberdade | 16h
• MS – Campo Grande – Praça do Rádio | 9h
• MS – Corumbá – Concentração na Frei Mariano com a Dom Aquino | 8h30
• MS – Dourados – Praça Antônio João | 9h30
• MS – Três Lagoas – Praça do Relógio | 9h
Sudeste
• ES – Vitória – Carro, Bike e a pé UFES até Assembléia Legislativa | 15h
• SP – Bauru – Praça Rui Barbosa | 14h
• SP – Campinas – Caminhada Largo do Rosário até Centro | 10h
• SP – Caraguatatuba – (*Aguardando Infos)
• SP – Carapicuíba – Ato Simbólico na Vila Dirce e ida à Av. Paulista | 10h
• SP – Diadema – Terminal Diadema | 14h
• SP – Ilhabela – Praça da Mangueira | 15h
• SP – Indaiatuba – Av. Francisco de Paula Leite esquina do SESI em frente ao posto BR | 14h
• SP – Jacareí – Pátio dos Trilhos – 9h30
• SP – Jaú – Em frente ao Cemitério | 9h
• SP – Laranjal Paulista – Carreata Cemitério da Saudade | 13h30 e Ato Simbólico Largo São João | 14h30
• SP – Lorena – Praça Arnolfo Azevedo | (*Aguardando Infos)
• SP – Piracicaba – Praça José Bonifácio | 10h
• SP – Ribeirão Preto – Passeata Esplanada do Teatro Pedro II | 9h
• SP – Santo André – Praça do Carmo | 10h
• SP – Santo André – Paço Municipal | 13h
• SP -São Bernardo – Carreata Rua Odeon (Colégio Vereda atrás do Terminal Ferrazópolis) | 10h
• SP – Santos – Estação da Cidadania | 16h
• SP – São José dos Campos – Praça Afonso Pena | 9h
• SP – São Luiz do Paraitinga – Carreata – Bairro do Orris | 15h
• SP – São Paulo – MASP | 16h
• SP – São Sebastião – Costa Sul – Praça Por do Sol – Boiçucanga | 16h
• SP – Sorocaba – Praça Coronel Fernando Prestes (Catedral) | 10h
• SP – Taubaté – Bolsão Avenida do Povo | 9h
• SP – Ubatuba – Rotatória do Pescador | 16h
• SP – Osasco – Caminhada Rua Antônio Agu/Estação de Osasco | 13h30
• RJ – Angra dos Reis – Praça do Papão | 9h
• RJ – Barra do Piraí – Carreata Rua Angélica (Light) | 8h30
• RJ – Barra Mansa | (*Aguardando Infos)
• RJ – Bom Jesus de Itabapoana | Praça Governador Portela | (*Aguardando Infos)
• RJ – Campos – Praça São Salvador | 9h
• RJ – Itaperuna | Concha Acústica | 16h
• RJ – Macaé – Praça Veríssimo de Melo | 9h30
• RJ – Nova Friburgo – Praça Demerval Barbosa | 14h
• RJ – Nova Iguaçu – Praça Direitos Humanos Via Light | 9h
• RJ – Petrópolis | Praça da Inconfidência | 11h
• RJ – Resende – Mercado Popular | 10h
• RJ – Rio das Ostras – Posto de saúde da Família  ncora | 9h
• RJ – Rio de Janeiro – Monumento Zumbi dos Palmares até Candelária | 10h
• RJ – Santo Antônio de Pádua | (*Aguardando Infos)
• RJ – Teresópolis | Praça do Sakura | 9h
• RJ – Valença – Jardim de Cima | 10h
• RJ – Volta Redonda – Vila UFF | 9h

Sul
• PR – Curitiba – Praça Santos Andrade | 15h
• PR – Londrina – Em frente ao Teatro Ouro Verde | 16h
• PR – Ponta Grossa – Praça Barão de Guaraúna | 15h
• RS – Porto Alegre – Ato 150 anos da CARRIS (Aguardando Infos)
• RS – Porto Alegre – Largo Glênio Peres | 15h
• RS – Porto Alegre – Mercado Municipal em marcha até Largo Zumbi dos Palmares | 15h
• SC – Araranguá – Relógio do Sol | 9h
• SC – Blumenau – Praça do Teatro Carlos Gomes | 10h
• SC – Brusque – Ato distribuição de máscaras e arrecadação de alimentos Praça Gilberto Colzani (Praça do Chafariz) | 10h
• SC – Chapecó – Praça Coronel Bertaso em frente à Catedral | 9h30
• SC – Criciúma – Praça da Chaminé | 9h
• SC – Florianópolis – Praça Tancredo Neves (Praça da ALESC) | 9h
• SC – Garopaba – Carreata e Bicicletada Rua Álvaro E. Nascimento | 15h
• SC – Itajaí – Calçadão da Hercílio Luz | 10h
• SC – Joinville – Praça da Bandeira | 10h
• SC – Lages – Praça João Costa (Calçadão) | 15h
• SC – Rio do Sul – Ato e Arrecadação de alimentos Praça Ermembergo Pellizzetti | 9h30
• SC – São Miguel do Oeste – Ato no Trevo | 10h
• SC – Tubarão – Carreata e Caminhada Praça da Arena Multiuso | 13h30
• SC – Xanxerê – Ato na Praça | 9h30
Atos no Exterior
18/06
• EUA – Washington – Consulado do Brasil em Washington – 1030 15th St NW | 12h (horário local)
19/06
• Alemanha – Berlim – Pariser Platz Brandenburger Tor | 11h45 (horário local)
• Alemanha – Colônia – Roncalli Platz | 16h (horário local)
• Alemanha – Frankfurt – Romënberg (descer na Estação Römer)| 15h (horário local)
• Alemanha – Leipzig – (*Aguardando Infos)
• Alemanha – Munique – Geschwister-Scholl-Platz | 16h (horário local)
• Bélgica – Bruxelas – em frente à Embaixada do Brasil | 16h (horário local)
• Canadá – Montreal – no Monument à George-Étienne Cartier| (*Aguardando Infos)
• Canadá – Quebec – (*Aguardando Infos)
• Dinamarca – Aarhus – Mølleparken | 15h (horário local)
• Espanha – Madrid – Saída de Cibeles até Sol| 18h (horário local)
• Espanha – Barcelona – (*Aguardando Infos)
• Espanha – Palma de Maiorca – Parc de la Mar (em frente ao Painel Joan Miró) | 20h (horário local)
• EUA – Nova York – Union Square| 16h (horário local)
• EUA – Boston – Consulado do Brasil em Boston| 14h (horário local)
• EUA – Chicago – (*Aguardando Infos)
• EUA – Los Angeles – em frente ao Federal Building (11000 Wilshire Blvd, LA) | 10h (horário local)
• EUA – Flórida – Delray Beach | 9h (horário local)
• EUA – Flórida – Deerfield Beach | 10h (horário local)
• França – Paris – (*Aguardando Infos)
• Grécia – Atenas – (*Aguardando Infos)
• Holanda – Amsterdam – Dam 1 | 14h30 (horário local)
• Inglaterra – Londres – Embaixada do Brasil | 12h (horário local)
• Inglaterra – Londres – Embaixada do Brasil | 14h (horário local)
• Inglaterra – Oxford – Fernando’s Cafe City Center | 13h (horário local)
• Irlanda – Dublin – Spire| 10h (horário local)
• Irlanda – Cork – Dount Square| 10h (horário local)
• Irlanda – Galway – Spanish Arch | 14h (horário local)
• Itália – Bolonha – (*Aguardando Infos)
• Portugal – Coimbra – Praça 8 de Maio | 11h (horário local)
• Portugal – Lisboa – Parque Eduardo VII (Junto à Bandeira de Portugal) | 15h30 (horário local)
• Portugal – Porto – Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição | 16h (horário local)
• Portugal – Porto – Av. dos Aliados | 18h (horário local)
• Reino Unido – Londres – Embaixada do Brasil | 12h (horário local)
• Reino Unido – Londres – Embaixada do Brasil | 14h (horário local)
• Reino Unido – Oxford – Fernando’s Cafe City Center | 13h (horário local)
• República Tcheca – Praga – Národnímu Muzeu | 15h
• Suíça – Zurich- LandesMuseum| 11h (horário local)
• Suíça – Genebra – (*Aguardando Infos)
20/06
• Itália – Roma – Piazzale Del Verano 20h (horário local)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade