(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Justiça obriga governo federal a fazer campanha de medidas antiCOVID

De acordo com a ordem judicial, o Ministério da Saúde precisa implantar imediatamente uma publicidade sobre a importância da vacinação, uso de máscaras, necessidade do distanciamento social e também a proibição de aglomerações


22/04/2021 15:43 - atualizado 22/04/2021 18:46

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desde o íncio da pandemia, teve opiniões negacionistas(foto: Agência Brasil/Reprodução)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desde o íncio da pandemia, teve opiniões negacionistas (foto: Agência Brasil/Reprodução)
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul acaba de determinar, a pedido do Ministério Público Federal, que o governo federal adote, em até cinco dias, um plano nacional de comunicação para o combate à COVID-19. 

De acordo com a ordem judicial, o Ministério da Saúde precisa implantar imediatamente uma publicidade sobre a importância da vacinação, uso de máscaras, necessidade do distanciamento social e  também a proibição de aglomerações. As informações são da CNN Brasil.

Ainda de acordo com a decisão, as publicidades do Ministério da Saúde devem alertar “a situação de risco e as correspondentes orientações de saúde para o público em geral”.

O governo também deve “informar a população em geral, de forma simples e clara, sobre os riscos e cuidados que precisam ser adotados individualmente pela população”.

A decisão diz que o plano de publicidade deve abraçar todos os meios de comunicação e ainda determina que o governo elenque um porta-voz para entrevistas coletivas “por ao menos três vezes por semana”.

Agora, o governo Bolsonaro tem cinco dias para apresentar o projeto. A decisão cabe recurso.
 
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desde o início da pandemia, teve opiniões negacionistas. Entre elas, negar a gravidade do vírus, não comprar vacinas, indicar remédios sem eficácia comprovada para tratamento precoce e sem eficácia, negligenciar números e ser contra medidas de isolamento social, adoção de máscaras e lockdown.

O Plano Nacional de Comunicação deve ser apresentado à Justiça em 10 dias. No entendimento do Ministério Público, dados do Ministério Público mostram que o governo não investiu na informação de qualidade contra a pandemia.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)