(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Na briga com Doria por vacina nacional, Bolsonaro faz thread no Twitter

Nas postagens, Bolsonaro cita as ações do governo para promover a vacinação no Brasil


26/03/2021 16:36 - atualizado 26/03/2021 17:37

Em contrapartida às postagens, Bolsonaro já fez diversas declarações contra a vacinação no Brasil(foto: Marcos Corrêa/PR )
Em contrapartida às postagens, Bolsonaro já fez diversas declarações contra a vacinação no Brasil (foto: Marcos Corrêa/PR )
Após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar que o Instituto Butantan desenvolveu uma nova fórmula de vacina contra a COVID-19, nesta sexta-feira (26/3), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma “thread” no Twitter sobre a vacinação.

Nas postagens, Bolsonaro cita as ações do governo para promover a vacinação no Brasil. São citadas as vacinas Astrazeneca, produzida em parceria com a Fiocruz e Oxford, e a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson. 



Apesar de não citar a CoronaVac, vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, Bolsonaro cita um soro da instituição. 

Anvisa concedeu, nessa quarta-feira (24/3), a anuência para pesquisa clínica com o soro hiperimune anti-Sars-CoV-2, desenvolvido pelo Instituto Butantan. Na prática, é a autorização para que o instituto faça o teste do soro em humanos. 

Jair Bolsonaro também compartilhou um vídeo do ministro da Economia, Paulo Guedes, em que ele afirma que vai antecipar o 13º dos aposentados e pensionistas do INSS, com uma injeção de R$ 50 bilhões na economia.



Em contrapartida às postagens, Bolsonaro já fez diversas declarações contra a vacinação no Brasil. Ele já chegou até mesmo a negar a eficácia de vacinas, comemorar resultados negativos de pesquisas e afirmou que não será vacinado. 

Leia: Mudou o discurso? Confira 10 momentos em que Bolsonaro foi contra a vacina

O presidente é a favor do uso de remédios sem comprovação científica e do tratamento precoce, além de ser é contra o lockdown e o isolamento social.
 

ButanVac

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)(foto: Governo de São Paulo/Reprodução)
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) (foto: Governo de São Paulo/Reprodução)
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na manhã desta sexta-feira (26/3), a nova vacina produzida pelo Instituto Butantan contra a COVID-19. Batizada de ButanVac, o imunizante foi totalmente desenvolvido no Brasil. 

Segundo Doria, a vacina é 100% nacional e integralmente desenvolvida e produzida pelo Butantan. 

Leia: 
O imunizante terá o pedido para fase de testes clínicos protocolado nesta tarde junto à Agência Nacional de Vigilância (Anvisa). Segundo o governador, os resultados dos testes pré-clínicos se mostraram "extremamente promissores" e, caso haja a liberação da reguladora, os testes clínicos poderão começar a partir de abril.

Vacina do Planalto

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes(foto: Anderson Riedel/PR )
Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes (foto: Anderson Riedel/PR )
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou que  a vacina contra a COVID-19  apoiada pelo governo federal já está seguindo os próximos passos. Assim como a nova vacina do Instituto Butantana vacina desenvolvida pela faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) solicitou à Anvisa, nessa quinta-feira (25/03), autorização para testes em voluntários.

Leia: Depois da ButanVac, Planalto anuncia nova vacina 100% nacional contra COVID
 
Segundo Marcos Pontes, os testes serão feitos agora em 360 pessoas para testar sua segurança. Ele disse ainda que deve levar cerca de três meses para fazer testes da fase 1 e 2 e depois há outro cronograma para a fase 3.

O desenvolvimento é uma estratégia de soberania, na avaliação do ministro. "Vimos a dificuldades que tivemos com importação", disse. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)