(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assessor de Bolsonaro faz gesto considerado supremacista em audiência

Em sessão no Senado, Filipe Martins teria feito sinal que representa as iniciais White Power (Poder Branco)


24/03/2021 20:07 - atualizado 24/03/2021 20:43

Filipe Martins fez o gesto durante fala do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco(foto: Reprodução)
Filipe Martins fez o gesto durante fala do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto: Reprodução)
Nesta quarta-feira (24/03), em sessão no Senado Federal com o chanceler Ernesto Araújo, o assessor especial para assuntos internacionais do presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins, reproduziu um gesto obsceno e também considerado supremacista. Durante a fala de introdução do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o assessor fez o sinal que significaria White Power (Poder Branco).

 

“O significado do gesto é "White Power", "Poder Branco". Os três dedos esticados formam o W. O indicador colado no polegar forma o círculo do P”,  explicou o sociólogo Celso Rocha de Barros, em postagem no Twitter. 

O gesto com forma arredondada, que também pode ser entendido como um 'OK', foi classificado como 'uma verdadeira expressão da supremacia branca', de acordo com a Liga Antidifamação, organização que monitora crimes de ódio nos Estados Unidos. 

O senador  Randolfe Rodrigues (Rede-AP) se revoltou com o gesto e pediu que Filipe Martins fosse retirado das dependências do Senado e autuado pela Polícia Legislativa.

"Eu não sei qual o sentido do gesto do senhor Filipe, era bom que ele explicasse, mas isso é inaceitável, em uma sessão do Senado Federal, durante a fala do presidente do Senado, um senhor está procedendo de gestos obscenos, está ironizando o pronunciamento do presidente da nossa Casa. Não, isso é inaceitável e intolerável. Isso é inaceitável. Basta o desrespeito que esse governo está tendo com mais de 300 mil mortes a esta altura. Não aceitamos que um capacho do presidente da República venha ao Senado”, disparou. 

Após a declaração de Randolfe Rodrigues, Rodrigo Pacheco pediu calma à audiência e pediu que a secretaria e a Polícia Legislativa analisassem o episódio. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, não comentou o gesto de Martins. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)