(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COLETIVA

Lula diz que Jornal Nacional com voto de Gilmar foi 'épico'

Ex-presidente fez várias referências ao papel da imprensa na democracia e influências nos rumos políticos do país


10/03/2021 13:08 - atualizado 10/03/2021 14:39

Ex-presidente, em coletiva nesta manhã de quarta-feira (10)(foto: Youtube/Reprodução)
Ex-presidente, em coletiva nesta manhã de quarta-feira (10) (foto: Youtube/Reprodução)
Durante coletiva, no final da manhã desta quarta-feira (10/3), no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), o ex-presidente Lula disse esperar que "seja um novo padrão de comportamento da Globo com a verdade", ao se referir à cobertura do Jornal Nacional de terça-feira (9/3), sobre o voto do Ministro Gilmar Mendes, do STF,  durante julgamento da suspeição da condução do então juiz Sérgio Moro, na Lava-Jato. Ele classifiou o noticiário do dia como "épico". "Quem viu, não acreditou."
 
Ao apresentar seu voto, Gilmar Mendes indicou haver irregularidades na condução dos processos pelo então juiz, coordenador da Lava-Jato no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, o que se fala da 7ª Vara Federal é de "corar frade de pedra" e disse não saber como um escândalo ainda não veio à tona. Para o ministro, a Lava-Jato propõe um modelo "ativo e persecutório", e que no meio judicial existem "episódios sobre os quais se fala dessa 7ª Vara do Rio de Janeiro". 
O petista agradeceu os trabalhadores na imprensa e disse que sem imprensa livre, não há estado democrático. Referindo-se novamente à emissora carioca, lembrou da Constituição de 1988, que garantiu o voto direto para presidente, e que concorreu com doutores "Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Aureliano Chaves, só doutores, o único que não era doutor naquela disputa (1989) era eu. Fui para o segundo turno após a manipulação do último debate (com Fernando Collor de Mello) admitida pela própria emissora".
 
Disse que deu sua última entrevista na TV há seis anos. E que a imprensa se afastou: "Não encoste nele, não o procure, era o que parecia".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)