Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Amigo de Bolsonaro, Hélio Lopes está em Israel para ver spray contra COVID

Além do deputado carioca, a delegação brasileira chefiada pelo ministro Ernesto Araújo inclui Eduardo Bolsonaro e apenas um representante do Ministério da Saúde


07/03/2021 18:56 - atualizado 07/03/2021 20:42

Presidente Jair Bolsonaro acompanhou embarque da comitiva em Brasília(foto: Itamaraty/Divulgação)
Presidente Jair Bolsonaro acompanhou embarque da comitiva em Brasília (foto: Itamaraty/Divulgação)
 
Ministros do governo, parlamentares, assessores da presidência e embaixadores. Em viagem a Israel para conhecer o spray nasal em testes contra o coronavírus, a delegação brasileira é composta por 10 integrantes do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A delegação chegou nesse sábado (6/3) ao país e visitará nos próximos dias o Centro de Pesquisa em Tel Aviv.
 
Chamado de EXO-CD24, o spray não tem eficácia científica comprovada e foi testado em apenas 30 pessoas em Israel. Pesquisadores informaram que os pacientes tinham entre 18 e 85 anos, mas não deixaram claro a idade dos participantes do experimento.
 
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, chefia a delegação, que conta com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ), subtenente do Exército e parlamentar mais votado na eleição no estado do Rio de Janeiro em 2018 (345.234 votos).

Outros integrantes são o Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten; os assessores da presidência Guilherme Machado e Filipe Martins; o embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega; o secretário de pesquisa e formação científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales; o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto; o Secretário do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Paranhos. 

Todos eles deverão seguir rigorosamente os protocolos de segurança. Por não ter cumprido quarentena no hotel, como manda a regra no país, a comitiva brasileira não poderá circular livremente pelas ruas do país – poderão circular apenas para compromissos oficiais. Ao chegar a Israel, a delegação usou máscaras. 

Porém, ao receber as boas vindas do governo israelense, Ernesto Araújo não estava usando o equipamento e foi repreendido por um funcionário do Ministério das Relações Exteriores.
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
  • Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 
 

Sem balanço

O governo não apresentou o orçamento de gastos para a viagem a Israel. O Tribunal de Contas da União (TCU) questionou o Palácio do Planalto, mas não obteve resposta. A previsão de retorno da comitiva ao Brasil será nesta quarta-feira (10/3). 

No momento mais dramático da pandemia no país, com 10 mil mortes em sete dias, Bolsonaro vive pressão da população para tomar medidas mais radicais para reduzir o contágio e o número de casos e mortes. Os hospitais do país estão lotados, com ocupação acima de 80% em UTIs em mais de 20 estados e no Distrito Federal.
 

A comitiva brasileira 

Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

Deputado Federal Hélio Lopes (PSL-RJ)

Fábio Wajngarten, secretário do Ministério das Comunicações;

Filipe Martins, assessor da presidência da República

Embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega

Hélio Angotti Neto, do Ministério da Saúde;

Marcelo Marcos Morales, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Max Guilherme Machado de Moura, da Presidência da República

Pedro Paranhos, assessor do Ministério das Relações Exteriores
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade