(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MUDANÇA DE POSTURA

Presidente do PSL-MG volta atrás e vota por manter Daniel Silveira preso

Delegado Marcelo Freitas disse que 'houve excessos na prisão' do parlamentar, mas, mesmo assim, foi favorável à manutenção da reclusão


19/02/2021 22:49 - atualizado 19/02/2021 23:01

Delegado Marcelo Freitas indicou uma postura nas redes sociais, mas praticou outra em votação(foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)
Delegado Marcelo Freitas indicou uma postura nas redes sociais, mas praticou outra em votação (foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)
“Nos parece que houve um excesso na prisão”. Foi assim que o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, presidente do PSL em Minas Gerais, classificou a reclusão do também deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Nas redes sociais, Marcelo Freitas disse que usaria um “argumento extremamente técnico” para justificar seu voto, ao que tudo indicava, contrário à permanência de Silveira na prisão. No entanto, a Câmara dos Deputados decidiu por manter o parlamentar encarcerado, e com a “ajuda” de Freitas.

É que o deputado federal mineiro votou favorável para a manutenção da prisão de Daniel Silveira. Ao todo, 497 parlamentares votaram, sendo que 364 opinaram por deixar Silveira recluso, enquanto outros 130 defenderam a soltura do colega. Com isso, Daniel seguirá em regime fechado em uma unidade prisional militar, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Para Marcelo Freitas, em um post feito nas redes sociais na última quarta-feira (17/02), a ação de Daniel Silveira ao proferir e divulgar em vídeos ataques verbais a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e defender o Ato Institucional número 5 (AI-5), lei mais rígida da Ditadura Militar, foi “deprimente e reprovável”, mas enxergou “excesso na prisão”.

“Nos parece que houve um excesso na prisão. Além da contestável situação flagrancial, é discutível observar pessoas (deputados e deputadas) acusadas de homicídio e corrupção permanecendo soltas, enquanto excessos de linguagem, reprováveis repito, levam à prisão. Ademais, não houve qualquer solicitação do Ministério Público, leia-se PGR, em contradição ao sistema acusatório. Creio que se o Ministro Alexandre de Moraes tivesse aguardado uma noite a mais, a prisão não seria decretada. A Câmara dos Deputados, assim, deve derrubar a prisão”, afirmou Freitas.

Além de ficar preso, Daniel Silveira corre risco de sofrer outras consequências. Um exemplo é a desfiliação ao PSL. Por meio de nota divulgada pelo presidente nacional da legenda, o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), o partido se coloca contra os atos do parlamentar carioca e disse que já começou a tomar medidas cabíveis para retirá-lo da legenda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)