(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ameaça de morte foi razão para demissão, avalia a vereadora Duda Salabert

Depois de 13 anos de Duda como professora de literatura, Bernoulli alega a dificuldade de conciliar o cargo de vereadora com a docência


06/02/2021 15:00 - atualizado 06/02/2021 17:14

Duda afirmou que o fator determinante para sua saída foram as ameças de mortes que recebeu(foto: Lucas Ávila/Astronauta Comunicação/Divulgação)
Duda afirmou que o fator determinante para sua saída foram as ameças de mortes que recebeu (foto: Lucas Ávila/Astronauta Comunicação/Divulgação)
Ao assumir como vereadora na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a professora Duda Salabert afirmou que gostaria de conciliar o cargo político com a docência. No entanto, ela foi demitida do Bernoulli, grupo em que atuou por 13 anos como professora de literatura. O desligamento foi confirmado pelo grupo neste sábado (6/2).

 
 

Ao EM, Duda afirmou que o fator determinante para sua saída foram as ameças de mortes que recebeu. Nas mensagens, o agressor dizia que iria atingi-la e aos alunos na escola. Ela não acredita que a demissão tenha sido motivada por ser uma mulher trans. "Não é só a transexualidade. Sou uma transexual ameçada de morte", afirma. 
 
Duda diz que esperava pela demissão desde quando recebeu os e-mails anônimos. "A saída já era esperada, depois de ameaças de morte que recebi. Sabia que a pressão dos pais era grande para me demitirem", avalia. Outro fator, segundo a vereadora, é a crise econômica que atinge as escolas. "Vivemos uma crise financeira e as escolas estão preocupadas com orçamento. Houve uma queda de matrícula", argumenta.
 
Duda, porém, não pretende parar de lecionar. Ela planeja abrir um curso para educação de adultos, voltado para mulheres encarceradas. "Posso estar na política, mas sou professora", frisa. O trabalho será voluntário e as aulas gratuitas. Duda já fazia trabalho semelhante no pré-vestibular Transvest. 
 
A demissão de Duda revela a situação da população trans no mercado de trabalho. Ela não atribui sua saída ao fato de ser uma mulher trans, mas lembra que ela era uma exceção por ter um emprego formal e ainda na função de professora.  Duda destaca que, no relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, apenas 4% da população trans está inserida no mercado de trabalho formal. "São raras as professoras transexuais contratadas, eu era uma exceção", disse.
 
Duda lembrou que iniciou o processo de transição de gênero, quando já era professora do Bernoulli. "Iniciei transição lá dentro. Muitos pais reclamavam, mas a maioria dos alunos me acolheu e recebeu muito bem", diz. Ela lembra que, nas avaliações de desempenho, sempre obtinha aprovação acima de 80%.
 
Em nota, o Bernoulli informou que o motivo do desligamento está relacionado à disponibilidade de tempo. A instittuição afirmou que havia dúvida, se devido ao exercício do cargo, Duda cumpriria os cronogramas.
 
"Reconhecendo o alto envolvimento de Duda e a dedicação com que busca exercer sua nova atividade, e a imprevisibilidade de compromissos que cargos públicos como esse podem ter, não nos sentimos seguros de que todos os nossos cronogramas seriam cumpridos", informou o grupo.

A nota reforça a contribuição dada ao grupo que preza pela excelência no ensino. "Reconhecemos a imensa contribuição dada por Duda na formação de milhares de alunos que passaram por nossa escola por todos esses anos. Desejamos sucesso e realizações para ela em sua nova trajetória". O texto ressalta que o grupo mantém o compromisso com a defesa da diversidade. 
 
"Reforçamos também nosso intenso trabalho na formação do pensamento crítico pautado sempre pelo respeito, tolerância, diversidade e inclusão". 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)