(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputado Fábio Ramalho aponta 'influências externas' na eleição da Câmara

Segundo Ramalho, presidentes de partidos dos dois blocos tentaram persuadir parlamentares em busca de votos


02/02/2021 19:42 - atualizado 02/02/2021 19:52

Ramalho se lançou candidato almejando a 'independência do plenário' (foto: Wilson Dias/Agencia Brasil)
Ramalho se lançou candidato almejando a 'independência do plenário' (foto: Wilson Dias/Agencia Brasil)
Candidato à presidência da Câmara dos Deputados pela segunda vez, o mineiro Fábio Ramalho (MDB) obteve 21 votos no pleito de segunda-feira (01/02). Para ele, a disputa foi marcada por influências externas. “Ficaram duas forças na eleição. O governo jogou muito pesado”, diz ao Estado de Minas.
 
Além do apoio de Jair Bolsonaro (sem partido) ao vencedor Arthur Lira (PP-AL), o terceiro colocado na corrida pela Mesa Diretora aponta a participação de governadores estaduais em prol de Baleia Rossi (MDB-SP), que terminou na segunda posição. Ainda segundo Ramalho, presidentes de partidos dos dois blocos tentaram persuadir parlamentares em busca de votos.

Ramalho se lançou candidato almejando a “independência do plenário”. Em discurso antes da votação, criticou a postura de líderes partidários no processo eleitoral interno. Segundo ele, a ideia de alguns era conduzir as bancadas como “boiadas”. O problema, assevera, só pode ser resolvido com a distribuição do protagonismo entre o conjunto de deputados.
 
“O que acontece é: ‘Não vou falar com o deputado. Vou falar com o líder, pois quem resolve o problema é o líder da bancada’. Não fui candidato por questão de vaidade. Foi porque, como estou lá há mais tempo, vejo muita coisa errada — e muita coisa que eu poderia mudar”.

O senhor recebeu 21 votos na eleição interna da Câmara. A quantia estava dentro dos planos traçados quando lançou a candidatura?
 
Ficaram duas forças na eleição. O governo jogou muito pesado. Os governos estaduais e os presidentes de partidos também estavam quase obrigando os deputados a votar nos candidatos de sua preferência. Houve influência externa muito grande na eleição. Nunca vi igual. (A interferência externa) influenciou. O governo federal tem mais recursos e coisas para oferecer. E, do outro lado, o Baleia (Rossi) teve governadores estaduais, como o (João) Doria, ajudando ele. Governadores do PT e quase todos da oposição estavam ajudando o Baleia. E houve, dos dois lados, os presidentes de partido. 

O senhor se lançou candidato dizendo que Rodrigo Maia centralizou as discussões em torno de poucos deputados. Há esse temor quanto a Arthur Lira?
 
O que acontece na Câmara a cada dia fica pior para os parlamentares. Essa questão é muito ruim para o Parlamento. Existe uma centralização. O próprio poder do presidente é centralizador. Ele (Lira) tem (o perfil centralizador). Todos têm. 

Na segunda-feira (01/02), o senhor questionou a dificuldade de falar com ministros e reclamou que líderes estão tentando conduzir os demais deputados como “boiadas”. O que fazer para mudar esse cenário? 
 
Temos que dar respeitabilidade à Casa e poder aos deputados eleitos. O que acontece: ‘Não vou falar com o deputado. Vou falar com o líder, pois quem resolve o problema é o líder da bancada’. Não fui candidato por questão de vaidade. Foi porque, como estou lá há mais tempo, vejo muita coisa errada — e muita coisa que eu poderia mudar. O Parlamento a cada legislatura, não se torna melhor, mas pior.

O senhor teme desgaste na relação com o presidente ao se apresentar como alternativa ao candidato defendido por ele?
 
Não temo isso. Fui eleito. E, quem foi eleito, tem que ter coragem para tomar posições.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)