(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Lira e líderes da Câmara chegam a acordo sobre integrantes da Mesa Diretora

Reunião nesta terça-feira firmou bases de acordo; votação ocorre amanhã


02/02/2021 18:46 - atualizado 02/02/2021 19:03

Colégio de líderes se encontrou nesta terça para tratar da composição da Mesa da Câmara(foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados )
Colégio de líderes se encontrou nesta terça para tratar da composição da Mesa da Câmara (foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados )
Integrantes da Câmara dos Deputados fecharam, nesta terça-feira (2/2), acordo para a composição da Mesa Diretora do Parlamento. A definição dos ocupantes dos cargos ocorre nesta quarta (3). Nessa segunda, o presidente eleito, Arthur Lira (PP-AL), anulou o bloco liderado por Baleia Rossi (MDB-SP), seu rival no pleito.Agora, contudo, o alagoano e a oposição firmaram as bases para um consenso sobre os postos vagos.

“Chegamos a um acordo sobre a eleição da Mesa Diretora. Sempre trabalharei para que os acordos sejam feitos, ouvindo sempre a maioria”, anunciou Lira, pelo Twitter.



Dez partidos formaram o bloco que apoiou Baleia: PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. Com a decisão de Arthur Lira de anular a chapa, um novo cálculo terá que ser feito para a eleição de quinta, com base na proporcionalidade das bancadas e blocos.

Segundo O Globo, o primeiro vice-presidente deve ser Marcelo Ramos (PL-AM), enquando André de Paula (PSD-PE) deve ser um dos segundos vices. O também pernambucano Luciano Bivar (PSL) pode ficar com a primeira secretaria. A conterrânea dele, Marília Arraes (PT), é cotada para a segunda secretaria, enquanto o terceiro secretário pode ser indicado pelo PSB. O Republicanos, com Rosângela Gomes (RJ), pode arrebatar a quarta secretaria.

Ainda no Twitter, Lira garantiu que vai conversar com Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado Federal, em prol da instalação da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

O presidente da Câmara afirmou, ainda, que as reuniões de líderes passarão a ocorrer às quintas-feiras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)