(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES NA CÂMARA

Na véspera da eleição na Câmara, DEM desiste de apoiar Baleia Rossi

Candidato preferido do atual presidente da Casa Rodrigo Maia sofre duro golpe, já que o partido conta com 32 deputados


31/01/2021 22:32 - atualizado 31/01/2021 22:46

Baleia Rossi e Rodrigo Maia no último dia 6, quando emedebista oficializou sua candidatura (foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)
Baleia Rossi e Rodrigo Maia no último dia 6, quando emedebista oficializou sua candidatura (foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

 

O Democratas desistiu de apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB/SP) à presidência da Câmara. Em reunião neste domingo (31/1), a Executiva Nacional do partido optou por dar carta branca aos parlamentares decidirem em quem votar.

 

Com isso, o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), sai enfraquecido pelo próprio partido, já que Baleia Rossi é seu preferido para ocupar a cadeira.

 

O DEM conta com 32 deputados na Câmara. Muitos deles podem, agora, fechar com o candidato preferido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Arthur Lira (PP/AL).

 

Segundo o DEM, a decisão foi tomada de maneira unânime entre os líderes do partido. A sigla tem Antônio Carlos Magalhães Neto, ex-prefeito de Salvador e ex-deputado federal, como presidente.

 

Ao Correio Braziliense, o líder do partido na Câmara, Efraim Filho (PB) afirmou que a solução foi uma forma de deixar a bancada "livre".

 

"A decisão foi pela independência, não 'blocar' com nenhum dos candidatos e deixar os deputados livres para votar de acordo com a convicção pessoal", afirmou. 

 

A tendência é que Arthur Lira seja eleito nesta segunda (1º/2). Ele tem o apoio de 11 partidos, somando 255 deputados.

 

Seu principal adversário, Baleia Rossi, conta com a preferência de 10 siglas. No total, são 209 colegas fechados com o emedebista.

 

Para se eleger, o candidato precisa obter 257 votos. Apesar da orientação dos partidos, os parlamentares têm liberdade para escolher suas preferências, já que o voto é secreto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)