(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVESTIGAÇÃO

Lewandowski autoriza abertura de inquérito para apurar conduta de Pazuello

Ministro determinou que chefe da pasta da Saúde seja ouvido em até cinco dias. Atuação de Pazuello na crise sanitária no Amazonas é o principal alvo da PGR


25/01/2021 19:23 - atualizado 25/01/2021 19:40

A atuação de Pazuello na crise sanitária no Amazonas será o principal alvo da investigação(foto: AFP / EVARISTO SA)
A atuação de Pazuello na crise sanitária no Amazonas será o principal alvo da investigação (foto: AFP / EVARISTO SA)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou, nesta segunda-feira (25/01), a abertura de inquérito para apurar a conduta do chefe da pasta da Saúde no governo federal, Eduardo Pazuello. Na ocasião, a atuação de Pazuello na crise sanitária no Amazonas será o principal alvo da investigação.

 

Lewandowski atendeu o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a investigação e encaminhou a solicitação à Polícia Federal (PF). Na decisão, o ministro do STF determinou que Pazuello seja ouvido pela PF em até cinco dias, e que ele terá a prerrogativa de escolher a data e local para dar o depoimento. O prazo para a conclusão das investigações da PGR é de 60 dias, inicialmente. 

 

Pazuello terá que falar sobre ações do Ministério da Saúde adotadas em Manaus em relação à saúde pública. Isso porque o partido Cidadania enviou à PGR indícios de que a pasta chefiada por Pazuello recebeu alerta sobre um possível desabastecimento de oxigênio em Manaus, por parte de uma fornecedora. Com isso, o procurador-geral Augusto Aras disse na ação que seria necessário checar os "gravíssimos fatos" na investigação.

 

Na ação, a PGR também citou que houve um aumento considerável no número de infectados por COVID-19 em Manaus na semana no Natal. Porém, Pazuello teria enviado representantes do Ministério da Saúde para a capital do Amazonas em janeiro.

Ainda não há previsão para o depoimento de Pazuello à PF.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)