(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Bolsonaro diz, sem comprovação, que 'tratamento precoce salva vidas'

Tratamento defendido pelo presidente não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Infectologia - SBI


04/01/2021 10:56 - atualizado 04/01/2021 12:33

Cientistas afirmam que tratamento precoce contra COVID-19 não é indicado(foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
Cientistas afirmam que tratamento precoce contra COVID-19 não é indicado (foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
“O tratamento precoce salva vidas”. Foi com essa frase, divulgada nas redes sociais, que Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, iniciou a primeira segunda-feira (04/01) de 2021. A afirmação, contudo, não tem comprovação científica, como consta em documento da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

“A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) não recomenda tratamento farmacológico precoce para COVID-19 com qualquer medicamento (cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, nitazoxanida, corticoide, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal, dióxido de cloro), porque os estudos clínicos randomizados com grupo controle existentes até o momento não mostraram benefício e, além disso, alguns destes medicamentos podem causar efeitos colaterais. Ou seja, não existe comprovação científica de que esses medicamentos sejam eficazes contra a COVD-19”, diz trecho da nota.

O comunicado da SBI foi divulgado em 9 de dezembro de 2020, quando, de acordo com números do Governo Federal, o Brasil tinha 6.728.452 de casos registrados do novo coronavírus, com 178.995 mortes. Segundo os dados, mais recentes, desse domingo (03/01), são 196.018 óbitos por COVID-19 e 7.733.746 infecções.

“A vacina emergencial (depois de certificada pela Anvisa), e não obrigatória, está a caminho”, também publicou Bolsonaro, na mesma mensagem desta manhã. Mais de 40 países ao redor do mundo já começaram a vacinação em alguma etapa, enquanto o presidente brasileiro se diz dependente das empresas que fabricam os imunizantes e ainda não desenhou um plano com efetividade comprovada.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)