(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Moradores de Mariana protestam contra prefeito eleito

Celso Cota (MDB), que enfrenta processos na Justiça, foi o mais votado na eleição de domingo (15), mas ainda não foi considerado eleito pelo TSE


18/11/2020 17:24 - atualizado 18/11/2020 18:36

Manifestação contra a eleição de Celso Cota (MDB) em frente à Câmara Municipal de Mariana/MG(foto: Reprodução/Whatsapp)
Manifestação contra a eleição de Celso Cota (MDB) em frente à Câmara Municipal de Mariana/MG (foto: Reprodução/Whatsapp)
Moradores de Mariana fizeram um protesto nesta quarta-feira (18) contra Celso Cota (MDB), primeiro colocado na eleição deste ano. Os manifestantes afixaram centenas de placas em frente à Câmara Municipal com os processos que ex-prefeito enfrenta na Justiça por supostas condutas de improbidade administrativa. Cada placa trazia o número de um processo do político.

 

Com a candidatura indeferida com recurso, Cota venceu a eleição em Mariana, Região Central de Minas Gerais. Com 100% das urnas apuradas, a primeira capital do estado tem 48.712 eleitores. Celso Cota teve 42,61% dos votos.

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando um candidato concorre a um cargo eletivo “sub judice”, os votos recebidos por ele ficam congelados até a sentença final, após trânsito em julgado. Se o candidato for eleito no primeiro turno, e a decisão ainda não saiu, não poderá ser diplomada e nem empossado até o fim do julgamento. No caso de Celso Cota, se o recurso for indeferido, a eleição será anulada e ocorrerá um novo processo eleitoral na cidade.

 

O segundo lugar ficou com Newton Godoy (Cidadania), com 32,23% e o terceiro colocado foi Bruno Mól (Republicanos), com 13,04%. Votos brancos foram 3,31% e nulos, 7,83%.

 

*estagiário sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)