(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARTIDOS

Eleições 2020: Avante cresce 834% em número de prefeituras em Minas

Partido foi o que mais ampliou a presença no estado, elegendo prefeitos em importantes cidades do interior


16/11/2020 16:03 - atualizado 16/11/2020 18:43

Deputado federal Luís Tibé, presidente nacional do Avante(foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Câmara de Notícias)
Deputado federal Luís Tibé, presidente nacional do Avante (foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Câmara de Notícias)
O Avante conseguiu um expressivo crescimento em número de candidatos eleitos pelo partido em Minas nas eleições municipais deste ano. A legenda saltou de seis prefeitos eleitos no estado em 2016 para 50 no pleito deste ano, arrebatando prefeituras de polos regionais do interior, como Varginha, Ituiutaba e Bocaiúva.

 

Nacionalmente, o partido teve um crescimento de 420% no número de prefeituras conquistadas nesse domingo (15), atingindo um total de 78 prefeitos eleitos pelo país.

 

Em Belo Horizonte, o Avante fez parte da coligação de Alexandre Kalil (PSD), reeleito com 63,36% dos votos, e elegeu três vereadores: Juninho Los Hermanos, Flávia Borja e Professor Claudiney Dulim.

 

Para Eduardo Serrano, coordenador estratégico do Avante em Minas, a explicação para o desempenho do partido no estado é resultado de uma convergência de fatores. Ele ressalta que a legenda buscou a filiação de candidatos competitivos e comprometidos com a formação política oferecida pela universidade corporativa.

 

Serrano também destaca que o Avante, única legenda com sede nacional no estado, tem construído uma forte identidade com os mineiros, reforçada pela popularidade que membros do partido, como o deputado federal André Janones, apresentam entre o eleitorado nas redes sociais.

 

O Avante foi fundado em 1989 por dissidentes do PTB. Originalmente Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), a legenda alterou seu nome em 2017. O presidente nacional da legenda é o deputado federal Luís Tibé.

 

*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)