(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DÚVIDAS NAS ELEIÇÕES

Eleições 2020: O que levar na hora de votar? Como justificar?

Em função da pandemia, algumas mudanças foram implantadas pela Justiça Eleitoral; tire suas dúvidas antes de votar


15/11/2020 11:34 - atualizado 15/11/2020 11:59

Eleitores na escola estadual Rodrigues Campos, no Barreiro(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Eleitores na escola estadual Rodrigues Campos, no Barreiro (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (15), e os eleitores brasileiros vão às urnas escolher prefeitos e vereadores. Em virtude da pandemia do coronavírus, algumas mudanças foram implantadas, pela Justiça Eleitoral, para evitar contaminação e garantir a segurança dos eleitores. Mas, isso pode gerar algumas dúvidas. Veja o que mais os eleitores querem saber, antes de ir às urnas:

1- O que levar para votar? 

É preciso levar um documento com foto. O título de eleitor não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda o e-título, um aplicativo disponível para Android e IOS. Ele pode facilitar a vida do eleitor, já que é só apresentá-lo ao mesário.

Neste ano é obrigatório o uso de máscara nas seções eleitorais. As autoridades recomendam, ainda, que os eleitores levem sua própria caneta para assinar o livro de registro. Assim, eles evitam o contato com objetos de outras pessoas, diminuindo as chances de contágio. A famosa 'cola', um papel com os números dos candidatos para prefeito (com dois dígitos) e vereador (com cinco dígitos) também é bem-vinda para agilizar o processo. As seções terão álcool gel disponível para quem quiser higienizar as mãos, antes e depois de votar. 


2- Como justificar o voto?

O TSE recomenda que a justificativa seja feita pelo aplicativo e-título, já que com ele o eleitor pode justificar a ausência no dia, sem precisar sair de casa. Porém, eleitores relatam problemas para utilizar o aplicativo, neste domingo. Outra opção é procurar uma seção eleitoral para fazer a justificativa. 

3- O que acontece se eu não votar?

Você precisa justificar o motivo da ausência para a Justiça Eleitoral, em até 60 dias depois de cada turno. É possível comprovar o motivo da ausência apresentando um atestado médico ou comprovante de viagem, por exemplo. Isso pode ser feito em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título, ou pela internet, no Sistema Justifica, que funciona após a eleição.

4- Como saber o local de votação?

Para saber onde é o seu local de votação, basta acessar o site do TRE-MG . A busca pode ser feita com o seu nome ou número do seu título. 

5- Não fiz o cadastramento biométrico. Posso votar mesmo assim?

Sim, em função da pandemia a biometria não será obrigatória

6-  Estou doente ou tive COVID-19 recentemente. Devo ir votar?
 
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor que teve COVID-19 até 14 dias antes do dia do primeiro turno não deve comparecer às urnas. Neste caso, é necessário ter um atestado médico comprovando o diagnóstico da doença, para justificar a ausência seguindo os passos já citados. Quem tiver febre alta ou com algum outro sintoma que possa indicar COVID-19 também não deve comparecer a uma seção eleitoral.

Lembrando que as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h.

Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo em.com.br e uai.com.br.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)