(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Observação Eleitoral

Transparência Eleitoral Brasil vai acompanhar eleição em Belo Horizonte

Outras quatro capitais brasileiras também receberão voluntários que acompanharão todo o pleito eleitoral


13/11/2020 18:37 - atualizado 13/11/2020 19:19

É a primeira vez que uma organização não governamental realiza uma observação eleitoral no Brasil (foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
É a primeira vez que uma organização não governamental realiza uma observação eleitoral no Brasil (foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
No próximo domingo (15), data em que se inicia as Eleições Municipais 2020, a organização Transparência Eleitoral Brasil fará a sua primeira observação eleitoral em todo o território nacional. Cinco capitais brasileiras foram escolhidas para a observação nos locais de votação e apuração de votos. São elas: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Belém e João Pessoa. 

A Coordenadora Geral da Transparência Eleitoral Brasil, Ana Cláudia Santano, será a responsável por liderar a observação eleitoral. A missão já foi credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reconhecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Além das observações nos locais de votação e apuração de votos, será observada, também, a rotina do dia de votação, bem como os procedimentos exercidos para a emissão do voto e a atuação da Justiça Eleitoral nas regiões do país. 

Foram selecionados 47 observadores voluntários, que não possuem nenhum vínculo com partidos, com a Justiça Eleitoral ou com a administração pública. A seleção ocorreu por meio de edital e todos os selecionados receberam capacitação para a realização da tarefa. Os voluntários terão isenção e independência, seguindo as normas internacionais de observação eleitoral.

Segundo a coordenadora Ana Cláudia Santano, a observação será um momento importante para entendermos as eleições do país, visto que essa é a primeira vez que uma organização não governamental realiza uma observação eleitoral no Brasil.

Após as eleições um relatório parcial da observação deve ser divulgado. Já o relatório final com todas as observações, conclusões e formulários usados para a realização da tarefa serão disponibilizados apenas em 2021.

A observação eleitoral da capital mineira será chefiada por Daniela Paiva, professora da UEMG e voluntária da Transparência Eleitoral Brasil. 

A Transparência Eleitoral Brasil

A Transparência Eleitoral Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio fundamental o desenvolvimento da democracia e de práticas democráticas nas instituições e na sociedade civil. A organização se une aos esforços de outros países latino-americanos em projetos que visem o fortalecimento democrático, o despertar desses valores, bem como a solidificação de um sentimento em torno da democracia.
 
Acompanhe, ao vivo, a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br
 
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)