(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRANDE BH

Eleições 2020: impugnação de candidato pode mudar cenário em Contagem

TRE-MG decide pela anulação da candidatura de candidato republicano em virtude de irregularidade envolvendo a vice da chapa


12/11/2020 21:28 - atualizado 12/11/2020 21:50

Doutor Wellington exerce mandato de vereador em Contagem
Doutor Wellington exerce mandato de vereador em Contagem (foto: Solidariedade/Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) decidiu nesta quinta-feira (12) pela impugnação da candidatura do ortopedista Doutor Wellington Moreira Lamy, de 38 anos, do partido Republicanos, à prefeitura de Contagem, na Grande BH. A razão não está relacionada ao líder da chapa “Cuidar de Contagem”, mas a uma irregularidade envolvendo a vice, Maria Jose Chiodi (Solidariedade), que não obteve autorização da direção nacional de seu partido para concorrer às eleições municipais na cidade mineira.
 
A impugnação vai alterar o cenário da disputa na cidade da Região Metropolitana, que tem a candidata do PT, Marília Campos, como líder nas pesquisas. Quem acompanha a campanha de perto alerta que serão necessários menos votos válidos para a escolha do novo prefeito e, portanto, beneficiaria a petista no pleito. O nome de Doutor Wellington continuará normalmente registrado nas urnas eletrônicas. Por isso, os opositores da atual prefeita têm divulgado o risco de se votar no Dr. Wellington e ajudar, indiretamente, a petista. 

A escolha da vice de Doutor Wellington ocorreu de forma irregular. De acordo com as regras do estatuto do Solidariedade, as cidades com mais de 100 mil eleitores dependem da autorização do diretório nacional para realizar convenções partidárias e aprovar as candidaturas. Logo, o executivo municipal não obteve o aval comissão nacional e firmou coligação com o Republicanos, o PSC e o DC para a disputa da prefeitura. 

No entanto, a executiva nacional do Solidariedade nomeou uma convenção interventora para nova deliberação, que decidiu por apoiar a coligação “Reconstruir Contagem”, que tem Felipe Saliba (DEM) como candidato. Ao mesmo tempo, o registro da coligação “Cuidar de Contagem” foi impugnado, com pedido para que o Solidariedade fosse excluído de sua composição. 

Em 1ª instância, o pedido de impugnação foi julgado improcedente. Contudo, na tarde desta quinta-feira, o TRE-MG, por maioria, deu provimento ao recurso interposto pela coligação "Reconstruir Contagem" e determinou a exclusão do Solidariedade da coligação encabeçada por Doutor Wellington. 

Sem prazo  

O prazo para a escolha de um novo vice na chapa foi expirado em 26 de outubro. Nesse sentido, os votos declarados ao candidato do Republicanos serão considerados nulos. O candidato entrará com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anular a impugnação da candidatura.

Vereador na cidade 

Formado em medicina e com especialidade em ortopedia e traumatologia, Doutor Wellington foi eleito vereador de Contagem em 2016, com 3.149 votos. Em seu mandato, foi presidente da Comissão Externa da Câmara Municipal.
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)