(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Luisa Barreto aposta em gestão colaborativa e representatividade na Prefeitura de BH

Com o vice Juvenal Araújo, ex-secretário da Igualdade Racial negro, candidata quer ser a primeira mulher prefeita da capital


12/11/2020 20:21 - atualizado 13/11/2020 12:01

Luisa Barreto, candidata do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte(foto: Túlio Santos/EM. D. A. Press)
Luisa Barreto, candidata do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte (foto: Túlio Santos/EM. D. A. Press)
Depois de uma longa e produtiva série, os Diários Associados (Estado de MinasTV Alterosa e Portal Uai) encerraram nesta quinta-feira (12), as sabatinas aos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, com a presença de Luisa Barreto (PSDB).

Administradora pública de formação e servidora efetiva do Governo de Minas Gerais, a candidata, de 36 anos, faz questão de se apresentar como “mãe do Francisco e Sofia”. Ela afirma que fazer de Belo Horizonte uma cidade colaborativa é sua principal plataforma de campanha.

“Não podemos ter só uma prioridade. A cidade é muito complexa e precisamos ter várias. Mas minha principal plataforma de governo é fazer de BH uma cidade colaborativa. Tenho uma convicção grande de que a prefeitura sozinha é incapaz de resolver todos os problemas. É fundamental permitir aos belo-horizontinos participarem mais da vida da cidade. Uma prioridade grande é abrir canais diretos de comunicação para que as pessoas possam avaliar os serviços públicos, o que hoje não é possível, e nos ajudem a encontrar soluções, opinar, para que tenhamos de fato uma gestão participativa, colaborativa, com as pessoas mais respeitadas e mais ouvidas pela prefeitura”, declara Luisa.

Representatividade

Juvenal Araújo, vice de Luisa Barreto, foi Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Saúde(foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Juvenal Araújo, vice de Luisa Barreto, foi Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Saúde (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Luisa é uma das três mulheres que concorrem à PBH (além de Áurea Carolina, do PSOL, e Marília Domingues, do PCO) e tem como vice Juvenal Araújo, um dos fundadores do Tucanafro, movimento interno do PSDB voltado para defesa dos interesses da população negra. Ele é um dos poucos negros na corrida eleitoral à capital mineira.

Juvenal é graduado em gestão pública e foi secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, no governo de Michel Temer. 

Também foi membro do Sindicato dos Agentes de Saúde no Estado de Minas Gerais (Sinas-MG), diretor da Federação Estadual dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Minas Gerais (Feesemg).

Para diminuir esse quadro de desigualdade na política e nos espaços de comando da sociedade, Luisa Barreto projeta um secretariado com pessoas de diferentes perfis.

“É fundamental fazer, na prática, o que a gente acredita. Realmente acredito que é preciso mais representatividade nos governos em geral. Em BH, em 122 anos, nunca tivemos uma mulher prefeita. Eu quero ser essa primeira mulher prefeita de Belo Horizonte. E quero ter ao meu lado o Juvenal, um homem negro super-preparado, gestor público, que tenho muito orgulho. Já foi ministro interino de Direitos Humanos. Meu compromisso é de ter um secretariado diverso, que garanta representatividade de todos os setores da sociedade”.
 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)