(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAÇA AOS VOTOS

Perfis 'recém-nascidos' e com fotos da internet dão fôlego à campanha de João Vítor Xavier

Parte das contas já foi deletada do Twitter; candidato nega ter relação com perfis


10/11/2020 16:27 - atualizado 10/11/2020 18:09

João Vítor Xavier é o candidato do Cidadania à PBH.
João Vítor Xavier é o candidato do Cidadania à PBH. (foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)

As peças publicitárias de João Vítor Xavier (Cidadania), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, têm sido replicadas em massa no Twitter por perfis recém-criados, monotemáticos e com imagens falsas e abstratas. A foto de uma pessoa já falecida é utilizada para “ilustrar” uma das contas. Outra, tem como avatar a montagem, feita pelo aplicativo de envelhecimento FaceApp, do jornalista de um site de tecnologia.

O Estado de Minas verificou a existência de contas do tipo em outubro. De lá para cá, o movimento dos perfis ganhou corpo. Um usuário identificado como José Antônio Rocha, por exemplo, é identificado pela “versão mais velha” de Alvaro Scola, repórter do Olhar Digital. Em seus posts, ele misturava compartilhamentos de posts de João Vítor a relatos banais de sua rotina, como a saudade dos netos. Durante a apuração desta reportagem, contudo, o perfil foi retirado do ar.

Outra conta retirada do ar foi a de Júnia Costa, cuja foto de perfil era de Simone Antonelli, brasileira residente nos Estados Unidos, mas falecida no início deste ano. A usuária @liviasouto14 também teve sua conta criada em outubro deste ano. O perfil, que tem uma imagem do físico Albert Einstein, passa todo o tempo replicando e comentando posts feitos pela conta de João Vítor. Até a publicação deste texto, o endereço não havia sido excluído.

Aparentemente criado com o objetivo de falar sobre animais, o perfil @loucoporcachor1, embora tenha manifestado, na rede social o desejo de frequentar shows de pagode, também compartilha com enorme frequência os conteúdos da campanha do deputado estadual. A conta, também criada no mês passado, ainda defende João Vítor de questionamentos feitos por outros usuários.

O vídeo de uma caminhada de João Vítor na periferia de BH foi criticado por um eleitor, que questionou se o radialista faz visitas do .tipo no exercício do mandato parlamentar.  “Deputado estadual Visitou várias partes de Minas”, rebateu.

Embora cite o gosto por futebol em sua descrição, o perfil de @marcossilvv99, também com cerca de 30 dias de existência, fala apenas sobre as propostas de João Vítor. Constam, ainda, críticas ao atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD).

Software indica que perfis são ‘híbridos’


Os perfis que impulsionam a campanha de João Vítor, muito provavelmente, não são robôs “tradicionais”. A reportagem submeteu as contas à análise do Botometer, software da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, que indica a probabilidade de determinada conta ser gerida exclusivamente por máquinas. 

Para João Yamin, doutorando em computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e um dos colaboradores do software Vox Radar, que analisa o comportamento dos usuários das redes sociais, a tendência é que os perfis sejam os ditos botnets. Eles se guiam por características como alta frequência de postagens, padrão idêntico de fala, fotos retiradas de bancos de imagens e, ainda, a insistência por tratar de um mesmo assunto.

Via de regra, perfis do tipo são híbridos: ora controlados por humanos, ora automatizados. “Essas redes são construídas para fabricar um falso engajamento de mídia social, o que faz com que o tópico que o botnet implementa pareça fortemente engajado por usuários "reais". Nas mídias sociais, engajamento gera mais engajamento, então o botnet acaba colocando o tópico de interesse à frente de usuários reais”, explica Yamin.

João Vítor quer investigação policial

Por meio de sua assessoria, o candidato do Cidadania negou ter participação na criação das contas. “Não tenho conhecimento desse fato. Tenho mais de 345 mil seguidores em todas as minhas redes sociais. É impossível conhecer todas as pessoas. Nem as que me elogiam, tampouco as que me criticam”, afirmou.

Ele prometeu, ainda, acionar a Delegacia de Crimes Virtuais. “Entendendo, pela forma que a coisa foi plantada na imprensa, que provavelmente foi feito por adversários, com esse objetivo. Pedimos também a apuração de inúmeras contas falsas usadas constantemente para agredir nossa campanha”.

O staff de João Vítor enviou, ao Estado de Minas, um dossiê composto por supostas contas fakes criadas para atacá-lo. O documento, asseguram, será encaminhado às forças policiais.


Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)