(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Eleições municipais

Juiz de Fora tem disputa apertada pela prefeitura

Com pouca diferença nas intenções de voto entre os candidatos do PSB e PT a prefeito, a decisão no município da Zona da Mata deve ser decidida no segundo turno


08/11/2020 06:00 - atualizado 08/11/2020 07:36

Na cidade da Zona da Mata, prefeito e principal adversária estão próximos (foto: Marcos Alfredo/Esp. EM - 8/5/20)
Na cidade da Zona da Mata, prefeito e principal adversária estão próximos (foto: Marcos Alfredo/Esp. EM - 8/5/20)

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a disputa deverá se arrastar para o segundo turno e ainda não se sabe quais os dois candidatos que irão para a etapa final do pleito, que conta com 11 concorrentes. Pesquisa Ibope divulgada no município, em outubro, mostrou o empresário Wilzon Rezato (PSB) na liderança, favorecido por 29% da preferência dos entrevistados, seguido da deputada federal Margarida Salomão (PT), com 25%. A petista concorre à prefeitura pela quarta vez consecutiva.
 
No levantamento, encomendado pela TV Integração (afiliada da Rede Globo), em terceiro lugar apareceu a deputada estadual Sheila Oliveira (PSL), com 12% das intenções de voto. A quarta colocada na pesquisa foi a delegada licenciada da Polícia Civil Ione Barbosa (Republicanos), com 3%. Ione tem o apoio do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas.
Ele foi eleito vice-prefeito em 2016 e assumiu a prefeitura em 2018, quando o ex-titular, Bruno Siqueira (MDB), renunciou ao cargo com a intenção de tentar uma vaga no Senado. Siqueira optou por concorrer à vaga de deputado estadual, mas não foi eleito.
 
Em Contagem, na rgião metropolitana, pesquisas divulgadas até agora mostram a deputada estadual e ex-prefeita Marília Campos (PT) bem à frente dos demais concorrentes, e com grande possibilidade de ganhar a eleição no primeiro turno.
 
Marília Campos conseguiu fechar acordo com o MDB, do grupo do ex-governador Newton Cardoso e do filho dele, o deputado federal Newton Júnior. O MDB indicou o vice da petista, o ex-deputado estadual Ricardo Faria.
 
Em Betim (RMBH), as pesquisas divulgadas mostram a liderança do prefeito e candidato à reeleição, Vitório Medioli (PSD), com a possibilidade de vitória no primeiro turno. Ele tem como principal concorrente a ex-prefeita Maria do Carmo Lara (PT).

Grande BH Ainda na região metropolitana, em Ribeirão das Neves, o atual prefeito, Junynho Martins (DEM), também tem chance de liquidar a fatura em 15 de novembro. De acordo com pesquisa da F5 Atualiza Dados, encomendada pela TV Alterosa e divulgada pelo Estado de Minas em agosto,  Martins está na liderança, com 38,24% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, o vereador Vanderlei (Delei) Rocha (Republicanos), com 9,97%. Em terceiro lugar ficou o policial militar Whashington Modesto Junior (PTB), com 2,94%.
 
Assessor político que acompanha de perto as campanhas à Prefeitura de Ribeirão das Neves afirma que no atual cenário da cidade da região metropolitana, o prefeito Junynho Martins, mantendo a vantagem sobre os  demais candidatos, poderá ser declarado vencedor no próximo domingo.


Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)