(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Eleição

Mariana: Celso Cota tem candidatura à prefeitura impugnada

Ex-prefeito e atual candidato tem registro impugnado pela Justiça Eleitoral


27/10/2020 16:19 - atualizado 27/10/2020 17:05

De acordo com o candidato, o prazo de suspensão terminou em 2016 e ele diz que vai recorrer da decisão(foto: Facebook/Reprodução)
De acordo com o candidato, o prazo de suspensão terminou em 2016 e ele diz que vai recorrer da decisão (foto: Facebook/Reprodução)
A Justiça Eleitoral indeferiu nesta segunda-feira (26), em primeira instância, a filiação partidária ao MDB e a candidatura de Celso Cota a cargo de prefeito em Mariana, Região Central de Minas Gerais. 

O pedido de impugnação da candidatura partiu da Coligação Participação e Confiança, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pelo Ministério Público Eleitoral.

A Juíza da 171ª Zona Eleitoral, Marcela Oliveira Decat de Moura, tomou a decisão referente à suspensão dos direitos políticos e da inscrição eleitoral do candidato. 

De acordo com a sentença, o ex-prefeito Celso Cota e agora candidato foi condenado em ação de improbidade administrativa e foi lançado no cadastro do registro a suspensão dos direitos políticos do impugnado por sete anos, de 9 de novembro de 2009 a 2 de junho de 2010 e de 2 de junho de 2015 a 9 de novemrbo de 2021 – o que gerou, também, a suspensão da sua inscrição eleitoral pelo mesmo período.

Cota foi condenado pela Justiça Comum em 2008, por prática dolosa de atos de improbidade administrativa que importaram enriquecimento ilícito e vantagem patrimonial indevida, em razão do exercício do cargo público.

Dessa decisão, Celso Conta, em 2010, entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da condenação. O STF negou, mantendo a decisão judicial.

De acordo com a sentença, o impugnado teve ciência de que os seus direitos políticos ainda estavam suspensos através da decisão datada de 7/4/2020, que indeferiu o pedido de revisão da sua inscrição eleitoral, ao fundamento de que, estando ele com os direitos políticos suspensos, seria impossível realizar a almejada operação.

O candidato, continua a sentença, ainda tentou induzir o Juízo a erro, ao informar a redução do prazo, de sete anos para quatro, da suspensão dos seus direitos políticos impugnados o que conclui alterar a verdade dos fatos.
 

Defesa se manifesta

O advogado do candidato, Rodrigo Paiva, enviou nota de esclarecimento: “Em que pese o indeferimento do pedido de registro de candidatura de Celso, a decisão é recorrível, uma vez que é claro o cumprimento da suspensão dos direitos políticos de 7 anos, conforme apurou e confirmou em liminar deferida neste sábado o ilustre juiz do TRE-MG (decisão essa revogada posteriormente por outro juiz)".

A nota prossegue: "Celso foi condenado em 2009 a sete anos de suspensão, ou seja, contados ininterruptamente, o prazo de suspensão findou-se em 2016. A decisão da juíza , ao contrário do acórdão do tribunal, fez previsão de suspensão deste prazo enquanto havia tutela provisória em vigor, tutela esta favorável ao Celso".

E finaliza: "Celso, bem como a coligação tem o prazo de três dias para dar entrada com o recurso que irá ser julgado pelo TRE-MG, oportunamente, e estamos confiantes na reforma da decisão prolatada em Mariana".

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)