(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHINA É O MAIOR EXPORTADOR

Apesar de críticas, Bolsonaro aumentou 84% da importação de medicamentos da China

A China, que estava em quarto lugar no ranking dos maiores exportadores desses produtos ao Brasil, pulou para o primeiro lugar em 2020


23/10/2020 15:29 - atualizado 23/10/2020 16:16

Jair Bolsonaro (sem partido)(foto: Agência Brasil/Reprodução)
Jair Bolsonaro (sem partido) (foto: Agência Brasil/Reprodução)
Mesmo após todas as declarações contra a vacina chinesa CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, dados do Ministério da Economia mostram que, entre janeiro de setembro de 2020, a importação de remédios e insumos farmacêuticos chineses aumentou em 84% na comparação com igual período de 2019.

A China, que estava em quarto lugar no ranking dos maiores exportadores desses produtos ao Brasil, pulou para o primeiro lugar neste ano, ficando na frente dos aliados brasileiros Estados Unidos, Alemanha e Suíça. As informações são do jornal O Globo.

Foram gastos cerca de R$ 544,4 milhões em importação de medicamentos chineses. O valor é  quase o dobro dos R$ 300,6 milhões desembolsados no mesmo período do ano passado.

Entenda a desconfiança de Bolsonaro

Após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciar a compra da vacina do Butantan, Bolsonaro desautorizou a compra do medicamento. Isso porque, o presidente afirmou que a vacina chinesa ainda não estava pronta. Diversas vezes ele também disse que não aceitaria vacina ligada à China. 
Bolsonaro justificou a decisão afirmando que "o povo brasileiro não será cobaia de ninguém"

Nas redes sociais, Bolsonaro chamou a vacina de 'chinesa de João Doria', e afirmou que, 'antes de ser disponibilizada à população, (a eficácia), deverá ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa'. 

Após as falas do presidente, governadores reagiram à situação e ameaçaram ir até o STF.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)