(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Caça aos votos começa neste domingo em BH

Encontros virtuais são os destaques do primeiro dia da campanha eleitoral pela prefeitura e pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Apenas 10 candidatos já registraram chapa


26/09/2020 04:00 - atualizado 26/09/2020 13:21

Fila de votação no Colégio Estadual Central, em 2018: dois anos depois, 1.943.184 eleitores vão votar para prefeito e vereador em Belo Horizonte(foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS %u2013 7/10/18)
Fila de votação no Colégio Estadual Central, em 2018: dois anos depois, 1.943.184 eleitores vão votar para prefeito e vereador em Belo Horizonte (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS %u2013 7/10/18)
Começa nesta domingo (27) a corrida pelo comando da Prefeitura de Belo Horizonte e pelas  vagas na Câmara Municipal, quando os candidatos estarão autorizados pela Justiça Eleitoral a disputar a preferência de 1.943.184 eleitores, conforme registro de agosto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com debate de suas propostas nas ruas e na internet. Até a manhã deste sábado, 11 já haviam registrado candidatura. Outras cinco também foram anunciadas e só têm até hoje à noite para fazer o registro. Em período eleitoral breve e atípico, devido à pandemia do novo coronavírus, muitos não vão perder tempo e começam a campanha já no primeiro dia.

A internet será ferramenta imprescindível para os candidatos, que terão o contato físico limitado pelas recomendações de isolamento social em decorrência da COVID-19. No ambiente virtual, a campanha será feita nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens. Eles já se preparam para reuniões virtuais e de transmissões ao vivo pela internet.

A Justiça Eleitoral, portanto, estabeleceu regras para a campanha on-line, que deverão ser observadas rigorosamente pelos partidos, candidatos e suas equipes. Estão vedados, por exemplo, os impulsionamentos de publicações feitas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresas, organizações sociais e órgãos públicos. Os candidatos também serão responsabilizados por conteúdo enganoso ou descaracterizado que for utilizado em suas ações de campanha.

Os concorrentes acompanham com atenção os boletins epidemiológicos da COVID-19 para traçar as estratégias de campanha nas ruas. Alguns, entretanto, já afirmaram que não vão abrir mão do contato direto com os eleitores, mas obedecerão às restrições e aos protocolos sanitários impostos pela pandemia.

Nas ruas, será permitido o posicionamento de mesas com material impresso e bandeiras móveis entre as 6h e as 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Os carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durante comícios e reuniões. Candidatos de partidos ou de coligações com maior tempo de rádio e televisão também apostam nesses meios tradicionais para se comunicar com os eleitores. A propaganda gratuita em rádio e TV começará em 9 de outubro.

A Justiça Eleitoral vem estimulando a população a fazer o controle da propaganda. Além da possibilidade de denúncias nos cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral, também será lançado o aplicativo Pardal, específico para informar irregularidades de campanhas. Todas as denúncias requerem identificação do denunciante.


Confira a agenda dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte para o primeiro dia de campanha:

Alexandre Kalil (PSD) 
O candidato não informou agenda de campanha para amanhã
 
Áurea Carolina (Psol)
Gravação de programas de rádio e TV pela manhã. À tarde, ato on-line de abertura da campanha com lideranças de sua coligação

Bruno Engler (PRTB)
Não informou a agenda para amanhã

Cabo Washington Xavier (PMB)
Reuniões e treinamentos virtuais com a equipe de campanha.

Fabiano Cazeca (Pros)
Reunião presencial pela manhã com lideranças no Bairro São Paulo

João Vitor Xavier (Cidadania)
Gravação de programa de rádio e TV. Não informou outra parte da agenda.

Lafayette Andrada (PRB)
Reunião com a equipe de campanha.

luísa Barreto (PSDB)
Ato público na Praça Geralda Mata Pimentel, na região da Pampulha, pela manhã

Marcelo de Souza e Silva (Patriota)
Inspeção de material de campanha. O candidato não terá agenda pública no domingo
 
Marília Domingues (PCO) 
Não terá agenda pública amanhã

Nilmário Miranda (PT)
Encontro virtual com a comunidade do Serro, pela manhã. À tarde, reunião com a coordenação de campanha

Rodrigo Paiva (Novo)
Lançamento da campanha em carreata pela manhã, com concentração no Bairro Buritis

Wadson Ribeiro (PCdoB)
Reunião virtual com os candidatos a vereador pelo partido. O candidato não terá agenda pública amanhã

Wanderson Rocha (PSTU)
Caminhada pela manhã na região de Venda Nova. À tarde, debate de proposta em ocupações urbanas do Barreiro. Ainda fará lançamento do site da campanha em evento virtual

Wendel Mesquista (SD)
Não informou a agenda para amanhã

*Estagiário sob supervisão do subeditor Paulo Nogueira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)