(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Bolsonaro diz que Decotelli está 'ciente do equívoco' e sai em defesa de futuro ministro da Educação

Apesar de elogios, presidente não afirmou de forma expressa se o professor será ou não empossado


postado em 29/06/2020 20:42 / atualizado em 29/06/2020 21:05

Presidente Jair Bolsonaro e o futuro ministro da educação, Carlos Decotelli(foto: Reprodução/Facebook)
Presidente Jair Bolsonaro e o futuro ministro da educação, Carlos Decotelli (foto: Reprodução/Facebook)

Após as polêmicas envolvendo o currículo de Carlos Decotelli da Silva, o presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa de seu futuro ministro.

Pelo Facebook, Bolsonaro disse que só recebeu “mensagens de trabalho e honradez” sobre Decotelli e que ele tem “capacidade para construir uma educação inclusiva”.

Bolsonaro afirmou, no entanto, que Decotelli está “ciente de seu equívoco” sobre as “inadequações curriculares”.

Apesar das palavras elogiosas, o presidente não afirmou de forma clara se Decotelli será empossado como chefe da pasta da Educação.

Eles se reuníram nesta segunda-feira e, após o encontro, Decotelli afirmou que será o novo ministro da Educação.

Entretanto, pela manhã, o Planalto anunciou que a posse, marcada inicialmente para terça-feira, foi adiada, sem nova data prevista.

Explicações
Anunciado como novo ministro da educação por Jair Bolsonaro, Carlos Decotelli da Silva concedeu sua primeira entrevista coletiva após as polêmicas sobre supostos plágios em sua tese de mestrado e sobre possuir ou não os títulos de doutor e pós-doutor.

Sobre a conclusão ou não do doutorado na Universidade de Rosário, na Argentina, Decotelli afirmou que cursou e foi aprovado em todas as matérias necessárias, tendo participado, inclusive da cerimônia de formatura. Ele explicou que sua tese não foi acolhida na primeira apresentação, pois estava “muito profunda” e precisaria de adequações. Contudo, por “dificuldades financeiras pessoais”, ele não retornou à Argentina para defender a tese.

Acerca da dissertação de mestrado, ele disse que não houve plágio. Disse que pode ter havido uma ‘distração’ em meio à quantidade de livros lidos à época. “É possível haver distração? Sim, senhora. Hoje se tem softwartes para verificar se houve incosistência. Naquela época não. Não houve plágio. Plágio é quando se faz Ctr C, Ctrl V’”.

Sobre o pós-doutourado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha, disse que “a pesquisa foi concluída” e que ele tem a comprovação de que o trabalho foi registrado em um “cartório acadêmico”.

Em nota enviada ao Estado de Minas nesta segunda-feira, a instituição de ensino alemã alegou o seguinte: “Ele não adquiriu nenhum título em nossa universidade. A Universidade de Wuppertal não pode fazer nenhuma declaração sobre títulos obtidos no Brasil”. 

Segundo o comunicado, Decotelli frequentou a Universidade durante três meses, para a realização de uma pesquisa. Durante os estudos, ele ocupou a cadeira da profa. Dra Brigitte Wolf que, até 2017, lecionava teoria do design, com foco em metodologia, planejamento e estratégia, e agora é emérita (título conferido professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)