(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FAKE NEWS

Facebook marca post de Eduardo Bolsonaro como 'informação falsa'

Deputado Federal por São Paulo, filho do presidente fez postagem inverídica sobre frase de Winston Churchill


postado em 01/06/2020 22:12 / atualizado em 01/06/2020 22:32

Facebook marcou como falso um post de Eduardo Bolsonaro(foto: Reprodução)
Facebook marcou como falso um post de Eduardo Bolsonaro (foto: Reprodução)
O Facebook marcou como 'informação falsa' uma publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), nesta segunda-feira. O post contém uma frase atribuída a Winston Churchill, mas que nunca foi dita pelo ex-primeiro ministro britânico.


‘Os fascistas do futuro, (sic) se chamarão a si mesmo de antifacistas’, diz a postagem, que contém um erro de pontuação e uma foto de Churchill.

 

Quem clica na imagem é direcionado para uma outra janela, que contém a mensagem: Conclusão: Falso. As alegações principais nessas informações são factualmente imprecisas. Verificação de fatos de Agência Lupa.


Há um link para uma matéria da agência de verificação de fatos Lupa, que desmente Eduardo Bolsonaro, com os seguintes fundamentos:

"A informação analisada pela Lupa é falsa. A Sociedade Internacional Churchill, uma organização criada para preservar a memória e o legado do ex-primeiro ministro britânico, afirmou, em nota, que ele nunca fez essa afirmação. “Essa frase algumas vezes é atribuída a Winston Churchill, mas na verdade não foi dita por ele”, afirmou o diretor-executivo interino da entidade, Lee Pollock.


Ainda de acordo com a Lupa, esse boato já havia sido desmentido em 2018. "Em 7 de agosto daquele ano, Gregg Abbott, governador do Texas, nos Estados Unidos, tuitou um meme com essa frase e uma imagem de Churchill. A desinformação foi compartilhada também pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)