(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Lula fará primeira visita a Minas Gerais após ser solto

Ex-presidente participará de quatro encontros no estado de quinta-feira a sábado


postado em 22/01/2020 12:49 / atualizado em 22/01/2020 14:34

Passagem por Minas entre quinta e sábado será a primeira de Lula desde que foi solto pela Justiça(foto: Tiago Caldas/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
Passagem por Minas entre quinta e sábado será a primeira de Lula desde que foi solto pela Justiça (foto: Tiago Caldas/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
Presidente da República entre 2003 e 2010, Luiz Inácio Lula da Silva visitará Minas Gerais pela primeira vez depois de ser solto pela Justiça, em novembro de 2019. Lula chega nesta quinta-feira ao estado para eventos abertos ao público em Sarzedo e Betim, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele também realizará duas reuniões em BH.
 
Nesta quinta-feira, a partir das 19h, Lula participa de um encontro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Sarzedo. Na manhã de sexta-feira, em BH, ele terá uma reunião fechada com lideranças do PT para tratar das eleições municipais de dete ano.
 
Já a partir das 16h de sexta-feira, em Betim, Lula participa de um seminário sobre o rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de BH. A tragédia aconteceu em 25 de janeiro de 2019 e vitimou 270 pessoas (259 mortas e 11 desaparecidas).
 
Antes de retornar a São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde faz  articulações políticas no Sindicato dos Metalúrgicos do ABCLula participa ainda de um encontro fechado com intelectuais e professores de Minas Gerais, no sábado de manhã, na capital mineira. A volta para a casa está prevista para a tarde deste dia.

Tempo na cadeia

Como resultado das investigações da Operação Lava-Jato, Lula ficou preso em cela especial da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, por um ano e sete meses. Ele cumpriu pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do caso do triplex no Guarujá, julgado pelo ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública.
 
A soltura de Lula foi possível depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar, um dia antes, que é inconstitucional a prisão após condenação em segunda instância, caso do ex-presidente. Ele é réu em outras ações penais, como no caso do sítio de Atibaia, no interior paulista, no qual foi condenado em primeira instância a 17 anos, um mês e 10 dias de reclusão por por corrupção e lavagem de dinheiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)