(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estados Unidos sinalizam que vão apoiar entrada do Brasil na OCDE

A informação sobre o apoio foi divulgada pelo site do jornal 'Folha de S.Paulo' e confirmada pela GloboNews


postado em 14/01/2020 23:06 / atualizado em 14/01/2020 23:27

O apoio formal dos EUA para a entrada do Brasil na OCDE é considerado crucial(foto: Reprodução/Twitter)
O apoio formal dos EUA para a entrada do Brasil na OCDE é considerado crucial (foto: Reprodução/Twitter)
Os Estados Unidos sinalizaram, na noite desta terça-feira (14), que vão apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 
 
De acordo com nota divulgada pela embaixada americana em Brasília, 'Os Estados Unidos querem que o Brasil seja o próximo país a iniciar o processo de acessão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)'.
 
"Nossa decisão de priorizar a candidatura do Brasil, agora, como próximo país a iniciar o processo é uma evolução natural do nosso compromisso, como reafirmado pelo secretário de Estado [Mike Pompeo] e pelo presidente Trump em outubro de 2019", acrescentou.
 
A informação sobre o apoio foi divulgada pelo site do jornal 'Folha de S.Paulo' e confirmada pela GloboNews.
 
O apoio formal dos EUA para a entrada do Brasil na OCDE é considerado crucial, mas veio com uma contrapartida. Em troca, o governo brasileiro concordou em "começar a renunciar" ao tratamento diferenciado dado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) aos países em desenvolvimento. Para os EUA, isso ajudaria a abrir caminho para a reforma que o país propõe nas regras globais de trocas comerciais.
 
Após a reunião privada com Bolsonaro, o presidente americano confirmou o posicionamento à imprensa nos jardins da Casa Branca. "Nós vamos apoiar. Vamos ter uma boa relação em diferentes formas. Isso é algo que vamos fazer em honra ao presidente (Bolsonaro) e ao Brasil", disse Trump em março de 2019.
 
Com informações de Estadão Conteúdo 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)