(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Partido Novo suspende filiação do Ministro do Meio Ambiente: 'Dano grave e de difícil reparação à imagem'

Comissão Nacional de Ética Partidária vê coerência no afastamento de Ricardo Salles


postado em 31/10/2019 18:49 / atualizado em 31/10/2019 19:02

Processo analisa a expulsão de Ricardo Salles do Partido Novo(foto: Marcos Corrês/PR)
Processo analisa a expulsão de Ricardo Salles do Partido Novo (foto: Marcos Corrês/PR)
O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, teve a filiação ao Partido Novo suspensa pela Comissão Nacional de Ética Partidária da legenda. A sigla divulgou, na noite desta quinta-feira, uma nota confirmando o afastamento do chefe da pasta ambiental.

“O Novo informa que a Comissão Nacional de Ética Partidária, no exercício de suas atribuições, conforme determina o Estatuto do Novo nos artigos 19 e 72, inciso V, suspendeu, em caráter liminar, a filiação do Sr. Ricardo de Aquino Salles, conforme previsto no § 2º, alínea "b" do art. 21 do Estatuto, até o julgamento final da denúncia apresentada perante a Comissão”, diz o texto.

O dispositivo do estatuto do Novo prevê suspensão em caráter temporário, ou liminar, quando há "risco de dano grave e de difícil reparação à imagem e reputação do Novo".

O afastamento foi tomado dentro do processo instaurado pelo deputado estadual Chicão Bulhões (Novo-RJ), que analisa a expulsão de Salles do partido. O ministro, candidato a deputado federal por São Paulo nas eleições de 2018 e derrotado no pleito, não participa de ações da legenda e nem tem cargo na sigla.

A atuação do ministro diante da crise do desmatamento e das queimadas, principalmente na Amazônia, e das ações de monitoramento e retirada do óleo encontrado nas praias do Nordeste, tem sido bastante questionadas por colegas.

O Novo ainda não permite que filiados ocupem cargos públicos sem indicação da legenda, caso de Salles. Porém, a decisão foi tomada depois da nomeação dele para o Ministério, feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)