(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mateus Simões se inscreve em processo seletivo do Novo para Prefeitura de BH

Partido ainda definirá o candidato à prefeitura nas eleições municipais de 2020


postado em 31/10/2019 15:48 / atualizado em 31/10/2019 19:07

Mateus Simões foi eleito vereador em 2016, com 5.522 votos(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D. A. Press)
Mateus Simões foi eleito vereador em 2016, com 5.522 votos (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D. A. Press)
O vereador de Belo Horizonte Mateus Simões (Novo) se inscreveu no processo seletivo do Novo à Prefeitura de Belo Horizonte para as eleições municipais de 2020. O parlamentar disse, ao Estado de Minas, que a decisão acontece depois de uma análise dos últimos mandatos no Executivo da capital mineira.

“Estou só inscrito, depende da decisão do partido, há outros inscritos. Para mim, está claro que BH precisa reagir a esse imobilismo populista que estamos vivendo há quatro anos. Desde o fim do governo Márcio Lacerda não se faz nada na cidade. As poucas coisas que foram feitas nos últimos anos são heranças, boas ou ruins, dos outros governos”, disse o parlamentar.

Mateus Simões está desde 2017 como vereador da capital. O advogado e professor de direito recebeu 5.522 votos para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. O parlamentar foi o coordenador da equipe de transição entre os governos de Fernando Pimentel (PT) e Romeu Zema (Novo), que assumiu neste ano.

Simões, por fim, acredita ser o melhor nome do Novo para o cargo de prefeito de BH e criticou o possível adversário no pleito de 2020 e atual chefe do Executivo, Alexandre Kalil (PSD). O candidato do Novo deve ter como cabo eleitoral o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

“Além disso, o Novo precisa ter um candidato, até para fazer face a um prefeito que não é candidato à reeleição, é candidato ao governo do Estado, pois só fala nisso. Aparentemente, ele pode abandonar a prefeitura depois de um ano de eleito. Nos últimos meses, as pessoas têm me cobrado isso, e percebi que isso era natural, pois o nome mais conhecido do Novo na cidade sou eu. Juntando esse cenário com a necessidade do Novo, acabei colocando meu nome no processo”.

Mateus Simões já passou por dois processos do Partido Novo, que ainda definirá oficialmente o candidato à Prefeitura de BH nas eleições municipais de 2020. O pleito acontecerá em 4 de outubro do próximo ano.

Até o momento, já disseram estar na disputa o prefeito Alexandre Kalil (PSD), que declarou que disputará a reeleição, o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), e a atual secretária-adjunta de estado de Planejamento e Gestão Luísa Barreto (PSDB). Outros nomes figuram como possibilidades, mas ainda não sinalizaram de forma definitiva, como são os caso dos deputados estaduais Bruno Engler (PSL) e Mauro Tramonte (PRB).
 

Pedido de cassação na Câmara


A Câmara analisa um pedido de cassação contra Mateus Simões por quebra de decoro parlamentar, depois de ele empurrar o vereador Gilson Reis (PCdoB) durante sessão plenária. O parlamentar do Novo minimizou o caso e disse que está empenhando em outro processo de afastamento.

“Eu não deveria ter o empurrado, assim como ele fez comigo, reconheço. Mas, tecnicamente, um empurrão, está previsto no regimento, que é causa de censura, então não pode aplicar uma pena maior do que a prevista, não acredito muito na evolução disso. Estou mais preocupado com a do Wellington Magalhães (DC), que deve ir a plenário em 22 de novembro. Até porque quero parar de andar com escolta armada”, explicou. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)