(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alexandre Kalil coloca BH à disposição para receber Bienal do Livro

Evento gerou polêmica no Rio de Janeiro depois de reclamações do prefeito Marcelo Crivella


postado em 08/09/2019 16:35 / atualizado em 08/09/2019 17:57

Alvo de polêmicas, Bienal do Rio tem fim neste domingo(foto: Divulgação/Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro)
Alvo de polêmicas, Bienal do Rio tem fim neste domingo (foto: Divulgação/Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro)
Diante da polêmica envolvendo a 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, colocou a capital mineira à disposição para receber o evento em uma próxima edição, que aconteceria em 2021. O chefe do Executivo belo-horizontino confirmou que a cidade está aberta a sediar qualquer evento cultural ou esportivo.

“Estamos abertos a tudo, essa cidade já foi morta, não é mais”, disse, em entrevista ao Estado de Minas. “Se não quiserem fazer no Rio, pode trazer para cá que nós aceitamos”, continuou.  A última Bienal do Livro de BH foi realizada em 2016.

Na noite desse sábado, o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, usou o Twitter para dizer que havia conversado com Kalil sobre o evento. “Acabo de conversar com o prefeito Alexandre Kalil: Belo Horizonte está se oferecendo para sediar a próxima Bienal do Livro. Aqui não se prende livro nem se cultua a ignorância”.

Já na tarde deste domingo, Juca comentou sobre o que havia dito no sábado. “Foi um erro nosso”, escreveu, gerando dúvida nos usuários.

(foto: Reprodução/Twitter)
(foto: Reprodução/Twitter)
Kalil foi questionado sobre a situação controversa do secretário e afirmou. “Quem fala sou eu, não é secretário não”, disse o prefeito, que reconheceu não ter visto as postagens do integrante do seu governo. Horas depois, Juca excluiu o tweet.
 
Apesar de se abrir para a causa LGBT, a prefeitura já barrou eventos com essa temática na cidade. Na Virada Cultural deste ano, Kalil vetou a apresentação "Coroação da Nossa Senhora das Travestis" e justificou: "Defendo todas as liberdades. Sou católico, devoto de Santa Rita de Cássia. Fiquem tranquilos, ninguém vai agredir a religião de ninguém. Isso não é cultura". 


Entenda a polêmica no Rio


Imagem de personagens homens se beijando em um gibi da Marvel revoltou o prefeito do Rio(foto: Reprodução/Marvel)
Imagem de personagens homens se beijando em um gibi da Marvel revoltou o prefeito do Rio (foto: Reprodução/Marvel)
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou o recolhimento da história em quadrinhos "Vingadores - A Cruzada das Crianças", da Marvel, da Bienal do Livro na última quinta-feira. Uma das páginas do romance gráfico mostra dois personagens homens se beijando.

De acordo com a prefeito do Rio, o livro apresenta "conteúdo sexual para menores". Em uma postagem no Twitter, Crivella afirmou que "Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades".

Com a decisão do prefeito, fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) foram até a exposição na manhã da última sexta-feira para identificar e lacrar os quadrinhos. Contudo, a publicação havia praticamente esgotado em pouco tempo.

Mais tarde, Crivella foi mais uma vez ao Twitter para defender a decisão da prefeitura. O prefeito reafirmou a posição de que seu intuito foi defender a família. Crivella ainda escreveu que, de acordo com o Estatudo da Criança e do Adolescente (ECA), os livros deveriam estar lacrados e ter seu conteúdo identificado.

No vídeo que acompanha a postagem, ele disse que o assunto homossexualidade "deve ser tratado na família, não pode ser induzido, seja na escola, seja na edição de livros, seja onde for".

Na noite de sexta-feira, uma liminar do TJ havia impedido a apreensão das obras que tivessem algum conteúdo LGBTQI+. Nesse sábado, uma nova medida provisória do TJ autorizava a censura das obras. Já na tarde deste domingo, o STF derrubou a decisão liminar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)