(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares de populares assistem às comemorações da Independência, em BH

O desfile começou por volta das 9h; Avenida Afonso Pena e ruas do entorno foram interditadas


postado em 07/09/2019 08:43 / atualizado em 07/09/2019 14:03

Desfiles começaram por volta das 9h na Avenida Afonso Pena em comemoração a Independência do Brasil(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. PRESS)
Desfiles começaram por volta das 9h na Avenida Afonso Pena em comemoração a Independência do Brasil (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. PRESS)
Milhares de pessoas acompanham, na manhã deste sábado, na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, o desfile militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil. O desfile começou por volta das 9h.

Em meio a bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e camisas da seleção de futebol, o público acompanhou a passagem dos pelotões das Forças Armadas, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e alunos de escolas públicas.

No palanque das autoridades, o governador Romeu Zema (Novo), o vice-prefeito Paulo Lamac  e o Alto Comando do Exército. Com exceção do procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, os presidentes dos demais poderes não participaram do ato. 

O Judiciário foi representado pelo tenente-coronel Dias, chefe do gabinete militar do Tribunal de Justiça. Do Legislativo, estavam no palanque dois deputados militares: Bruno Engler e Coronel Henrique, ambos do PSL.

No início da semana, declarações do secretário de Governo, Bilac Pinto, sobre um possível atraso no repasse dos duodécimos aos demais poderes – em razão do aperto financeiro vivido no Estado – provocou o início de uma crise institucional. O evento de ontem seria a primeira oportunidade em que Zema reencontraria as principais autoridades mineiras, o que acabou não acontecendo. 
 
Pelo Twitter, o governador Romeu Zema comentou sobre a data. "Dia da Independência do Brasil, dia de celebrar a nossa liberdade e demonstrar o patriotismo pelo país. Muito bom participar do Desfile Cívico-Militar e ver a emoção das famílias mineiras nesse momento, demonstrando orgulho e amor à pátria", escreveu.

Este ano, a área destina ao público ficou próxima ao palanque montado em frente à Prefeitura da capital. De acordo com o chefe da Comunicação Social da 4ª Região Militar, do Exército, a ideia é mostrar que a solenidade é feita para o povo.
 
Desde sexta-feira, a BHTrans fez mudanças no trânsito do Centro de Belo Horizonte para o tradicional desfile cívico militar de 7 de setembro que acontece anualmente na Avenida Afonso Pena.

A BHTrans divulgou o cronograma das alterações que foram realizadas para instalação dos palanques, chegada dos veículos e participantes do desfile. Confira abaixo as mudanças:

Ver galeria . 11 Fotos Centenas de pessoas acompanham na manhã deste sábado, na Avenida AFonso Pena, no centro de Belo Horizonte, o desfile militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil.Edesio Ferreira/EM/D.A. PRESS
Centenas de pessoas acompanham na manhã deste sábado, na Avenida AFonso Pena, no centro de Belo Horizonte, o desfile militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil. (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A. PRESS )

Interdição


Até as 5h30 foram fechadas vias para a realização do desfile. A partir das 13h o trânsito será liberado gradativamente a partir da Praça Milton Campos. A Avenida Afonso Pena, entre a Rua Pernambuco e Rua da Bahia (nesse sentido), tem previsão de liberação às 18h. Além das interdições nas vias, os pontos de ônibus foram interditados e deslocados em todo o Hipercentro. A BHTrans informa que faixas de pano e agentes de trânsito vão orientar os motoristas e pedestres da região. 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)