(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereador de BH pode perder mandato na próxima quinta-feira

Reunião extraordinária da Casa foi marcada para votação, em plenário, de relatório pedindo a cassação do mandato de Cláudio Duarte


postado em 30/07/2019 13:18 / atualizado em 30/07/2019 13:49

Vereador Cláudio Duarte(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Vereador Cláudio Duarte (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O vereador Cláudio Duarte (PSL) pode perder o mandato na próxima quinta-feira (1º), durante votação em plenário da Câmara de Belo Hoprizonte, por quebra de decoro parlamentar.

O parlamentar foi indiciado pela polícia por prática de 'rachadinha' -  contratação de servidores comissionados mediante devolução de parte do  salário pago pelo contribuinte.

A  presidente da Câmara de Belo Horizonte, Nely Aquino (PRTB), convocou reunião extraordinária, após vereadores da comissão processante aprovarem por unanimidade, na manhã desta terça-feira (30), relatório do vereador Mateus Simões (Novo) pedindo a cassação do mandato de Duarte, eleito pela primeira vez em 2018.

A votação em plenário será feita em turno único. A perda de mandato de vereador depende de aprovação de dois terços dos parlamentares da Casa, que somam 41 eleitos.

A cassação de mandatos dos vereadores está prevista na Lei Orgânica do Legislativo de BH e, ainda, no Decreto-lei 201/1967, que trata  da cassação de mandatos de vereadores e prefeitos municipais.

O vereador Cláudio Duarte foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais, juntamente com outras sete pessoas,  pelos crime de organização criminosa e de peculato.

Duarte foi preso no dia 2 de abril passado após a Justiça decretar sua prisão temporária, juntamente com seu chefe de gabinete, Luiz Carlos de Souza Cordeiro. Duarte também foi indiciado por obstrução da Justiça


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)