(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Morre em São Paulo, aos 85 anos, o sociólogo Chico de Oliveira

Em 2004, o sociólogo, um dos fundadores do PT, recebeu o prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária do Brasil, pela obra Crítica à razão dualista/O ornitorrinco


11/07/2019 07:28 - atualizado 11/07/2019 08:26

Sociólogo Chico Oliveira
Sociólogo Chico Oliveira (foto: Wikipédia)

Morreu nesta quarta-feira, 10, em São Paulo, aos 85 anos, o sociólogo Francisco de Oliveira, mais conhecido como Chico de Oliveira.
Um dosfundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) Ex-aliado do PT na reforma de BolsonaroT) nos anos 1980, Chico de Oliveira se formou em ciências sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1956, e concluiu um doutorado em sociologia em 1992 pela Universidade de São Paulo, onde começou a dar aulas em 1988.

No ano de 2004, o sociólogo recebeu o prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária do Brasil, pela obra Crítica à razão dualista/O ornitorrinco, publicado pela editora Boitempo.

Apesar de contribuir para a criação do partido, Chico de Oliveira tornou-se crítico ao PT após a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2003. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em 2016, Chico disse que o partido como "força transformadora tinha acabado".

Em nota, o PT lamentou a morte do sociólogo. "Chico foi também crítico ao PT, do qual se desfiliou em 2003. Nunca foi, no entanto, adversário. Em nome do PT, reconhecemos e agradecemos sua grande contribuição ao partido", diz o texto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)