(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputados aguardam Moro para falar sobre vazamentos de mensagens

O ministro está sendo aguardado na Câmara às 14h desta terça-feira. Ele estava marcado para ir à Casa no último dia 26 e faltou em função de uma viagem aos Estados Unidos. Deputados fazem fila para questionar Moro


postado em 02/07/2019 11:12 / atualizado em 02/07/2019 12:13

(foto: Wikimedia Commons)
(foto: Wikimedia Commons)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, é aguardado nesta terça-feira para uma audiência em  quatro comissões conjuntas da Câmara dos Deputados.

O ministro foi convidado pelos parlamentares para explicar troca de mensagens, por meio do aplicativo Telegram, entre ele e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, e ouros procuradores da República.

As mensagens, segundo o site The Intercept Brasil, foram trocadas entre 2015 e 2018 e obtidas a partir da invasão de aparelhos dos procuradores por hackers ainda não identificados.

É a segunda vez que Moro fala a parlamentares sobre os vazamentos das  conversas, que ele atribui ao ''sensacionalismo'' do site, que em parceria com a Folha de S.Paulo e a revista Veja vem divulgando o conteúdo a que teve acessso por meio de fonte não revelada, conforme  faculta liberdade de  imprensa vigente no País.

No último dia 19, Moro foi ao Senado e iria à Câmara no dia 26 passado. Contudo, ele estava em viagem ao Estados Unidos. Como  os deputados o convidaram, em vez de convocá-lo, conforme prerrogativa do Regimento Interno da Casa, o ministro não é obrigado a comparecer.

Deputados fazem fila

Parlamentares da oposição e da base do governo madrugaram na porta do plenário para garantir o nome entre os primeiros a questionar Moro.

O ministro será ouvido por deputados de quatro colegiados: Constituição e Justiça, Trabalho, Direitos Humanos e Fiscalização Financeira e Controle.

O primeiro a chegar foi o Coronel Armando (PSL-SC) que está na fila desde as 8h10, quase seis horas antes do início da audiência, prevista para as 14h.

Entre os oposicionistas, a primeira parlamentar a garantir o seu lugar foi Maria do Rosário (PT-RS), que chegou um pouco depois do deputado do PSL.

O vazamento de mensagens atribuídas a Moro sugere que o ministro teria agido em conjunto com o Ministério Público Federal em processos da Operação Lava-Jato. Moro e a força tarefa da Lava-Jato negam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)