(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nos EUA, Bolsonaro deixa polêmica de Olavo de Carvalho de lado para focar em economia

Após declarações controversas de Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo criticando o entorno militar do presidente, Bolsonaro volta agenda nos EUA para temas econômicos


postado em 18/03/2019 06:00 / atualizado em 18/03/2019 07:33

Embaixador Sérgio Amaral (E) fala durante jantar oferecido ao presidente Jair Bolsonaro, que tem ao lado o filósofo OLavo de Carvalho(foto: Alan Santos/PR)
Embaixador Sérgio Amaral (E) fala durante jantar oferecido ao presidente Jair Bolsonaro, que tem ao lado o filósofo OLavo de Carvalho (foto: Alan Santos/PR)

Washington, DC –
O excelente humor do presidente Jair Bolsonaro com a viagem aos Estados Unidos foi amortecido pelas notícias que ele leu ainda no Brasil, a respeito das declarações de Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. No voo, ele chegou a comentar com os ministros que as declarações foram, no mínimo, inoportunas. O que mais incomodou o presidente foi o fato de o professor e filósofo dizer em alto e bom tom que  “se continuar como está por mais seis meses, acabou”, como se fosse o fim do governo. Isso sem contar as críticas feitas aos militares próximos ao presidente, a quem Carvalho chamou de um grupo “cagão” e ainda acusou o vice-presidente, Hamilton Mourão, de “mentalidade golpista”.


Olavo de Carvalho esteve no jantar oferecido pelo embaixador brasileiro, Sérgio Amaral,  ao presidente na residência oficial da embaixada. A expectativa era de que os dois conversassem a respeito, porém, dada a presença de convidados estrangeiros, como Walter Russel, acadêmico conservador, e outras personalidades, como a colunista do Wall Street Journal, Mary Anastasia O’Grady, que saudou a vitória de Bolsonaro em seus artigos, a conversa ficou para depois.


Perguntado numa rápida entrevista em frente à residência da embaixada se Bolsonaro conversara com o professor Carvalho, o porta-voz da Presidência, general Otávio Santana do Rêgo Barros, limitou-se a dizer que “sim, porque faz parte da mesa”. E acrescentou: “As opiniões pessoais de quaisquer pessoas devem ser a elas direcionadas quando eventualmente tenhamos dúvidas sobre o que ela quis dizer ou não dizer”, afirmou o porta-voz, dando a entender que não está descartada uma conversa entre eles. As declarações de Carvalho terminarão por marcar uma certa distância entre o presidente e o filósofo, apostam alguns integrantes da comitiva.
Bolsonaro desembarcou ontem à tarde nos Estados Unidos para uma agenda de praticamente 48 horas, onde o pêndulo do governo balançará entre a parte econômica, capaz de alavancar o país a outro patamar – e com isso, o prestígio de seu governante – e uma parte mais ideológica, que estreita o diálogo com outras forças políticas, importantes. As frases polêmicas de Olavo de Carvalho, avaliam alguns aliados do presidente, fazem com que o Bolsonaro termine mais dedicado à pauta econômica.


Hoje, por exemplo, o ponto alto da agenda será o discurso na Chamber of Commerce, a Câmara de Comércio, onde a maioria dos ministros tem extensa agenda de negócios. As exceções são Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, que conversará com o chefe do FBI; e Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, que estará dedicado aos acordos sobre a base de lançamento de Alcântara. Ontem, ao sair para o jantar, o ministro fez questão de frisar que não haverá desrespeito à soberania do Brasil. Todos os sete ministros participaram do jantar na embaixada do Brasil, o primeiro compromisso do presidente em Washington, onde ele discursou para a seleta plateia.


Nesse primeiro discurso, mais  protocolar, o presidente mencionou, nas palavras do porta-voz, que “democracia e liberdade são o que unem os dois países neste momento”. Rêgo Barros mencionou ainda que os objetivos desta viagem são “fortalecer o nosso comércio, reconhecendo que os Estados Unidos são o segundo mercado para os produtos brasileiros, e a democracia neste lado do Ocidente, que é extremamente importante, reconhecendo que aspectos relativos ao antigo comunismo não podem mais imperar nesse ambiente que vivenciamos”.

EMBAIXADOR
O presidente não deve trocar o embaixador em Washington nesta viagem. Segundo Rêgo Barros, o presidente elogiou o trabalho de Sérgio Amaral, e que ainda fará os estudos necessários para a substituição do posto, considerado chave na geopolítica brasileira. Amaral, que já foi porta-voz, conversou bastante com Rêgo Barros no coquetel que antecedeu o jantar. “Ele me disse que tomasse cuidado com vocês”, brincou o porta-voz, que saiu do jantar para conceder uma entrevista na porta da residência da embaixada, onde os termômetros marcavam 7º graus.

PREVIDÊNCIA Rêgo Barros confirmou que a nova previdência dos militares será encaminhada ao Congresso quarta-feira, quando o presidente já estará de volta ao Brasil. Antes de embarcar para Washington, Bolsonaro informou pelas redes sociais que não recebeu ainda a versão do projeto de lei que mudará as regras previdenciárias dos militares. “Como presidente da República, informo a todos das Forças Armadas que ainda não me foi apresentada a versão do projeto de lei que trata da previdência dos militares”, disse, no Facebook. Na quinta-feira, Bolsonaro embarca para uma visita ao Chile. No final do mês, o presidente fará sua primeira visita oficial a Israel.

 

Parceria

Ao desembarcar ontem na Base Aérea de Andrews, em Washington, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em suas redes sociais que sua visita aos Estados Unidos representa o início de uma “parceria pela liberdade e prosperidade”. Bolsonaro disse que por muito tempo presidentes brasileiros adotaram a “postura antiamericana” nas políticas internacionais.

“Pela primeira vez, em muito tempo, um presidente brasileiro que não é antiamericano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, escreveu. Fez um post ainda dizendo que se sente honrado em se hospedar na Blair House, local próximo da Casa Branca destinado a visitas de chefes de Estado.

“É uma honraria concedida a pouquíssimos chefes de Estado, além de não custar um centavo aos cofres públicos. Agradecemos ao governo americano todo respeito e carinho que nos está sendo dado”, disse. Além de Bolsonaro, o local já recebeu os presidentes brasileiros Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Antes de embarcar para os EUA, Bolsonaro transmitiu o cargo ao vice-presidente General Hamilton Mourão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)