(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prazo para recontratação de comissionados no governo Zema termina neste sábado

Comunicado da Secretaria de Planejamento autorizou a volta de servidores considerados essenciais para manter serviços 'emergenciais e contínuos'. Foram exoneradas cerca de 6 mil pessoas


postado em 11/01/2019 12:35 / atualizado em 11/01/2019 12:41

 

Foram exonerados cerca de 6 mil servidores que ocupavam cargos comissionados em vários órgãos estaduais (foto: Alexandre Guzanche/EM/D.A Press)
Foram exonerados cerca de 6 mil servidores que ocupavam cargos comissionados em vários órgãos estaduais (foto: Alexandre Guzanche/EM/D.A Press)

Termina neste sábado (12) o prazo para a renomeação de servidores de cargos comissiodos que foram exoneradores por decreto assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) e publicado no Minas Gerais de 1º de janeiro, dia em que foi empossado no cargo. 


Com a alegação de manter serviços “emergenciais e contínuos”, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) distribuiu na sexta-feira passada (4) um comunicado a gestores e setores de recursos humanos delegando aos titulares de órgãos e entidades a prerrogativa de encaminhar à pasta uma solicitação fundamentada para as renomeações. Comissionados começaram a voltar para a folha do Executivo no dia seguinte.

A medida foi tomada diante da constatação que vários serviços foram prejudicados pela exoneração em massa de trabalhadores. Antes do decreto de Romeu Zema, no dia 31 de dezembro, o então governador Fernando Pimentel (PT) havia decretado a perda dos cargos apenas de direção e chefia. Ao completar as exonerações no dia seguinte, o novo governo alegou que o decreto foi para “reparar” o ato do petista.

Em nota, a Seplag havia dito que estavam resguardados todos os “serviços essenciais”. No comunicado distribuído sexta-passada, foi estabelecido para este sábado o prazo para readmissão ou desligamento definitivo do funcionário da estrutura de recrutamento amplo.

O Minas Gerais desta sexta-feira trouxe a nomeação de servidores ligados às secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Agricultura, Planejamento, Esportes, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Agrário, e Controladoria-Geral do Estado (CGE). Algumas gratificações que haviam sido retiradas também foram concedidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)