(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Câmara aprova projeto que afrouxa Lei de Responsabilidade Fiscal para municípios

Medida será possível para os municípios cuja receita real tenha queda maior que 10%, em comparação com o mesmo quadrimestre do ano anterior


postado em 05/12/2018 18:34 / atualizado em 05/12/2018 20:11

(foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
(foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou ontem uma espécie de “relaxamento” para aos prefeitos de municípios que não tem cumprido com os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por 300 votos a 46, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 270/16, veda sanções a quem ultrapasse o limite para a despesa total com pessoal nos casos de queda de receita.

A medida já havia sido aprovada no Senado em abril de 2016 e como foi aprovado na Câmara sem alterações no texto agora segue para sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

Pela proposta, a medida será possível para os municípios cuja receita real tenha queda maior que 10%, em comparação com o mesmo quadrimestre do ano anterior, devido à diminuição das transferências recebidas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) decorrente de concessão de isenções tributárias pela União e devido à diminuição das receitas recebidas de royalties e participações especiais.


A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que cada município pode gastar até 60% da receita corrente líquida com pessoal, caso ultrapasse essa regra há o prazo de oito meses para se adequar. Caso permaneça a inadequação, o município pode sofrer sanções como a suspensão de repasses e transferências e não pode contratar operações de crédito.

Repercussão 

 


A medida, no entanto, foi encarada com cautela pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda. Segundo ele, a medida em Minas afeta apenas os municípios que recebem recursos dos royalties e podem ter queda na arrecadação. Para ele, o quem tem tornado a vida dos prefeitos verdadeiro tormento é a dívida com o estado, situação que não é alcançada com o texto aprovado na Câmara.

“Foi boa a lei, especialmente para os municípios que recebem royalties, e isso auxilia, Mas a lei é limitada aos repasses federais. Mas o que nós estamos precisando para aliviar a nossa realidade é relacionado aos nossos repasses estaduais”, analisa. A dívida do estado com os munícipios, segundo Julvan, já está em R$ 10,8 bilhões.


O deputado Bebeto (PSD-PA) saiu em defesa do texto aprovado. Para ele, muitos prefeitos se veem em situação difícil. “O que nós não desejamos é que os municípios sejam penalizados, em última análise, a população. Quando o governo, discricionariamente, adota medidas como desoneração de folha de pagamento, o impacto fica para aquele município”, disse.


Já o deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) chamou atenção sobre possibilidade que esse tipo de flexibilização abre de que os ganhos em gestão nas prefeituras comecem a ser perdidos. "Acho a Lei de Responsabilidade Fiscal uma lei dura, mas conseguiu enquadrar os municípios, evitando-se uma quebradeira geral. A lei é boa, excelente, coloca os municípios nos eixos. Se continuarmos fazendo esse tipo de alteração, esse tipo de flexibilização, poderemos condenar os municípios a não conseguirem pagar suas contas no final do mês", afirmou. (Com agência)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)